Avaliação do desempenho : o desafio da produtividade / José Manuel Robalo Lisboa, Virgílio Cruz Machado
Nível de conjunto: Pessoal|. - Lisboa. - Ano 4, nº 34 (Junho-Julho 2005), p. 46-49Ligado a: Pessoal|. - Lisboa. - Ano 4, nº 34 (Junho-Julho 2005), p. 46-49Idioma: Português.País: Portugal.Resumo: Não havendo sistemas perfeitos, torna-se necessário reflectir sobre a oportunidade da concepção de um sistema de avaliação do desempenho com "princípio, meio e fim", tendo como ponto de partida a gestão da avaliação do desempenho e não a avaliação do desempenho por si. No modelo proposto neste artigo o papel da comunicação e do diálogo é fundamental para criar um veículo de informação, de interesse e de vontade em melhorar, dando resposta ao desafio da produtividade, o que se revela cada vez mais importante para a sobrevivência das organizações. Quando se fala em avaliação do desempenho, há ainda à partida que clarificar o objectivo pretendido: a melhoria de produtividade, da motivação e do desenvolvimento das capacidades pessoais, o aumento nas decisões de organização e a identificação de candidatos pessoais para funções de maior responsabilidade. Esta clarificação permite enquadrar o sistema de gestão da avaliação e moldá-lo às necessidades da empresa..Assunto - Nome comum: Avaliação do desempenho | Gestão de recursos humanos | Desenvolvimento das competências | Desenvolvimento da carreira | Gestão do emprego | Qualificações profissionais | Portugal Classificação: 12.05 Tipo de documento:Tipo de documento | Biblioteca | Cota | Estado | Data de devolução | Código de barras | |
---|---|---|---|---|---|---|
![]() |
MESICT | Não emprestável | BIB137885 |
Não havendo sistemas perfeitos, torna-se necessário reflectir sobre a oportunidade da concepção de um sistema de avaliação do desempenho com "princípio, meio e fim", tendo como ponto de partida a gestão da avaliação do desempenho e não a avaliação do desempenho por si. No modelo proposto neste artigo o papel da comunicação e do diálogo é fundamental para criar um veículo de informação, de interesse e de vontade em melhorar, dando resposta ao desafio da produtividade, o que se revela cada vez mais importante para a sobrevivência das organizações. Quando se fala em avaliação do desempenho, há ainda à partida que clarificar o objectivo pretendido: a melhoria de produtividade, da motivação e do desenvolvimento das capacidades pessoais, o aumento nas decisões de organização e a identificação de candidatos pessoais para funções de maior responsabilidade. Esta clarificação permite enquadrar o sistema de gestão da avaliação e moldá-lo às necessidades da empresa.