A formação de formadores / Pedro Reis Santos
Nível de conjunto: Pessoal|, Lisboa, (35) Setembro-Outubro 1988, p. 30-35Ligado a: Pessoal|, Lisboa, (35) Setembro-Outubro 1988, p. 30-35Idioma: Português.País: Portugal.Resumo: Este artigo começa por distinguir tipos de formadores: e formador do ensino teórico, o do ensino prático, o do ensino profissional na empresa, o fornecedor e o agente de mudança. Anuncia em seguida as necessidades de formação dos formadores em geral: a qualificação tecnológica, a qualificação pedagógica, a experiencia da empresa e a abertura social. Expõe depois as necessidades de formação, em particular, de cada um dos tipos de formadores já enunciados. A variedade destas necessidades implica programas específicos para cada caso, embora em quase todos predomine a preparação pedagógica; são enumerados a seguir os objectivos de vários programas e alguns dos módulos que permitem atingi-los. O artigo termina com uma referência a dificuldade de melhorar a deficiente qualidade dos formadores..Assunto - Nome comum: Formação de formadores | Necessidades de formação | Programas de formação | Gestao da formação | Portugal Classificação: 06.07.1 Tipo de documento:Tipo de documento | Biblioteca | Cota | Estado | Data de devolução | Código de barras | |
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MESICT | Não emprestável | BIB003869 |
Este artigo começa por distinguir tipos de formadores: e formador do ensino teórico, o do ensino prático, o do ensino profissional na empresa, o fornecedor e o agente de mudança. Anuncia em seguida as necessidades de formação dos formadores em geral: a qualificação tecnológica, a qualificação pedagógica, a experiencia da empresa e a abertura social. Expõe depois as necessidades de formação, em particular, de cada um dos tipos de formadores já enunciados. A variedade destas necessidades implica programas específicos para cada caso, embora em quase todos predomine a preparação pedagógica; são enumerados a seguir os objectivos de vários programas e alguns dos módulos que permitem atingi-los. O artigo termina com uma referência a dificuldade de melhorar a deficiente qualidade dos formadores.