Ensino a distância e formação contínua : uma análise prospectiva sobre a utilização do ensino a distância na formação profissional contínua de activos em Portugal / José Reis Lagarto
Idioma: Português.País: Portugal.Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2002Descrição: 367 p. ; 25 cmISBN: 9728619405.Coleção: Formação a distância & e-learning, 1, Estudo de investigaçãoResumo: Numa altura de profundas transformações a todos os níveis, desde sociais a tecnológicos, os trabalhadores no activo e as empresas sentem necessidade de garantir a permanente actualização das suas competências. A formação a distância parece poder uma das respostas. Nesta obra procura-se saber se, a curto ou médio prazo, parte significativa dos activos portugueses poderá fazer a sua formação contínua em regime de ensino a distância e em que condições é que isso poderá ocorrer. Para dar resposta a esta questão, analisa-se numa 1ª fase a situação das qualificações de base da população portuguesa, bem como as tendências de evolução nos próximos anos. Igual análise se faz, também, quanto aos níveis de literata informática existente. Identifica-se e analisa-se ainda a actual estrutura de formação base ao nível do ensino secundário vocacional e da sua capacidade de aumentar as respostas a este nível de qualificações. Numa 2ª fase faz-se a análise da evolução dos sistemas de formação a distância e da influência que as novas tecnologias da informação e comunicação lhes trouxeram. Identificam-se e caracterizam-se os operadores mais importantes existentes em Portugal. Estudando-se rês casos distinto e complementares de instituições de formação que utilizam regimes de formação a distância, nomeadamente o "Centre National d'Enseignement à Distance" de França, a "Open Learning Foundation/Open Learning Company" do Reino Unido e o "PROFISSS - Projecto de Formação Inicial qualificante para a Solidariedade e Segurança Social" de Portugal. As conclusões dos estudos de caso, associadas às evidências encontradas na fase anterior, dão origem às conclusões, materializadas por um conjunto de constatações e da proposição de vários cenários organizativos para possível enquadramento do mercado da oferta do ensino e formação a distância em Portugal..Assunto - Nome comum: Ensino | Formação profissional contínua | Sistemas de formação | Gestão de recursos humanos | Mercado da formação | Qualificações de base | Ensino aberto | Entidades de formação | Estudo de caso | Educação | Sociedade da informação | Formação | Ensino à distância Classificação: 06.08.2 Tipo de documento:Tipo de documento | Biblioteca | Cota | Estado | Data de devolução | Código de barras | |
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MESICT | 29488 | Disponível | BIB108529 |
Numa altura de profundas transformações a todos os níveis, desde sociais a tecnológicos, os trabalhadores no activo e as empresas sentem necessidade de garantir a permanente actualização das suas competências. A formação a distância parece poder uma das respostas. Nesta obra procura-se saber se, a curto ou médio prazo, parte significativa dos activos portugueses poderá fazer a sua formação contínua em regime de ensino a distância e em que condições é que isso poderá ocorrer. Para dar resposta a esta questão, analisa-se numa 1ª fase a situação das qualificações de base da população portuguesa, bem como as tendências de evolução nos próximos anos. Igual análise se faz, também, quanto aos níveis de literata informática existente. Identifica-se e analisa-se ainda a actual estrutura de formação base ao nível do ensino secundário vocacional e da sua capacidade de aumentar as respostas a este nível de qualificações. Numa 2ª fase faz-se a análise da evolução dos sistemas de formação a distância e da influência que as novas tecnologias da informação e comunicação lhes trouxeram. Identificam-se e caracterizam-se os operadores mais importantes existentes em Portugal. Estudando-se rês casos distinto e complementares de instituições de formação que utilizam regimes de formação a distância, nomeadamente o "Centre National d'Enseignement à Distance" de França, a "Open Learning Foundation/Open Learning Company" do Reino Unido e o "PROFISSS - Projecto de Formação Inicial qualificante para a Solidariedade e Segurança Social" de Portugal. As conclusões dos estudos de caso, associadas às evidências encontradas na fase anterior, dão origem às conclusões, materializadas por um conjunto de constatações e da proposição de vários cenários organizativos para possível enquadramento do mercado da oferta do ensino e formação a distância em Portugal.