Uma educação inclusiva a partir da escola que temos / Seminário realizado em 11 de Dezembro de 1998
Idioma: Português.País: Portugal.Publicação: Lisboa : Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, 1999Descrição: 340 p. ; 24 cmISBN: 9728360088.Coleção: Seminários e colóquiosResumo: O princípio de que todos os alunos devem aprender juntos é hoje consensual. O reconhecimento deste estatuto a um princípio tão importante corresponde a um avanço fundamental na longa história da discriminação. No caso das crianças e dos jovens com necessidades educativas especiais, a reunião de 1994, em Salamanca, significou um grande passo na definição das respostas mais correctas, como um ponto de chegada do trabalho de investigação e de experimentação. A educação inclusiva tornou-se a fórmula mais simples e mais impressiva para designar oportunidades de socialização, de aprendizagem de talentos potenciais, na escola como na sociedade. Da escola inclusiva para a sociedade inclusiva, ou desta para a educação inclusiva, pressupõe-se uma concertação de políticas que envolvam o conjunto dos parceiros sociais..Assunto - Nome comum: Política de educação | Educação especial | Necessidades de educação | Crianças | Pessoas com deficiência | Jovens deficientes | Oportunidades de educação | Apoio pedagógico | Formação de professores | Igualdade de oportunidades | Recomendações | Seminários | Portugal Classificação: 06.02 Tipo de documento:Tipo de documento | Biblioteca | Cota | Estado | Data de devolução | Código de barras | |
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MESICT | 27487 | Disponível | BIB098951 |
O princípio de que todos os alunos devem aprender juntos é hoje consensual. O reconhecimento deste estatuto a um princípio tão importante corresponde a um avanço fundamental na longa história da discriminação. No caso das crianças e dos jovens com necessidades educativas especiais, a reunião de 1994, em Salamanca, significou um grande passo na definição das respostas mais correctas, como um ponto de chegada do trabalho de investigação e de experimentação. A educação inclusiva tornou-se a fórmula mais simples e mais impressiva para designar oportunidades de socialização, de aprendizagem de talentos potenciais, na escola como na sociedade. Da escola inclusiva para a sociedade inclusiva, ou desta para a educação inclusiva, pressupõe-se uma concertação de políticas que envolvam o conjunto dos parceiros sociais.