Iniciação ao conflito em pedagogia
Idioma: Português.País: Portugal.Publicação: Lisboa : Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1993Descrição: 38 p. ; 22 cmISBN: 9729003092.Coleção: Formar pedagogicamente, 9Resumo: O objectivo que se procura alcançar com este manual é ajudar o formador a "pegar" nas situações de conflito (problemas, dificuldades, tensões), a conhecer as suas causas e consequências, para as transformar em situações positivas - isto é, ajudar o formador a aprender a gerir conflitos, ultrapassando-os em vez de os escamotear. As atitudes a adoptar pelo formador antes e durante a acção de formação são referidas e analisadas, considerando o facto de as tensões poderem surgir a vários níveis: de pessoas do grupo, do grupo, da relação com a instituição que organiza a acção, da relação formador/grupo e do próprio formador, indicando-se um conjunto de procedimentos e métodos passíveis de auxiliar o formador a resolver/reduzir as dificuldades que podem surgir em contexto formativo, o que permitirá melhorar a qualidade e eficácia da formação e criar dinâmicas formativas, geradoras de aprendizagem..Assunto - Nome comum: Formação de formadores | Dinâmica de grupo | Formação em grupo | Educação de adultos | Métodos pedagógicos | Portugal | Formadores | Animação | Escolas | Formação profissional | Gestão | Conflitos Classificação: 06.06 Tipo de documento:Tipo de documento | Biblioteca | Cota | Estado | Data de devolução | Código de barras | |
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MESICT | 25708 | Disponível | BIB028002 |
O objectivo que se procura alcançar com este manual é ajudar o formador a "pegar" nas situações de conflito (problemas, dificuldades, tensões), a conhecer as suas causas e consequências, para as transformar em situações positivas - isto é, ajudar o formador a aprender a gerir conflitos, ultrapassando-os em vez de os escamotear. As atitudes a adoptar pelo formador antes e durante a acção de formação são referidas e analisadas, considerando o facto de as tensões poderem surgir a vários níveis: de pessoas do grupo, do grupo, da relação com a instituição que organiza a acção, da relação formador/grupo e do próprio formador, indicando-se um conjunto de procedimentos e métodos passíveis de auxiliar o formador a resolver/reduzir as dificuldades que podem surgir em contexto formativo, o que permitirá melhorar a qualidade e eficácia da formação e criar dinâmicas formativas, geradoras de aprendizagem.