CATálogo Bibliográfico na área Económico-SOCial (CATESOC)

Aprender a ensinar, ensinar a aprender / Manuela Sanches Ferreira, Milice Ribeiro dos Santos

Autor principal: Ferreira, Manuela SanchesCo-autor: Santos, Milice RibeiroIdioma: Português.País: Portugal.Publicação: Porto : Afrontamento, 1994Descrição: 109 p. ; 21 cmISBN: 9723603500.Resumo: Pretenderam as autoras, com este trabalho, fornecer contribuições pragmáticas que possam, pela sua pertinência, ajudar a reflectir sobre o papel do professor, a prática lectiva e a perspectivar a resolução de algumas situações educativas. Assim, no primeiro e segundo capítulo aborda-se a forma como a articulação entre o desenvolvimento da criança e as expectativas da escola pode tornar difícil ou fácil aprender.; No terceiro capítulo analisam-se as relações interpessoais na sala de aula.; No quarto capítulo é referido a organização e os métodos de ensino, com implicações para a facilidade ou não com que o processo de ensino-aprendizagem é vivido pelos alunos e pela professora.; No quinto e sexto capítulos faz-se referência à importância da avaliação.; No capítulo sétimo salienta-se a presença dos contextos família e escola no percurso de vida do aluno.; Por último indicam-se leituras que permitem aprofundar a complexidade do aprender a ensinar e do ensinar a aprender.. Tipo de documento:
Pontuação
    Classificação média: 0.0 (0 votos)
Exemplares
Tipo de documento Biblioteca Cota Estado Data de devolução Código de barras
Livro Livro MESICT 23705 Disponível BIB022705

Pretenderam as autoras, com este trabalho, fornecer contribuições pragmáticas que possam, pela sua pertinência, ajudar a reflectir sobre o papel do professor, a prática lectiva e a perspectivar a resolução de algumas situações educativas. Assim, no primeiro e segundo capítulo aborda-se a forma como a articulação entre o desenvolvimento da criança e as expectativas da escola pode tornar difícil ou fácil aprender.

No terceiro capítulo analisam-se as relações interpessoais na sala de aula.

No quarto capítulo é referido a organização e os métodos de ensino, com implicações para a facilidade ou não com que o processo de ensino-aprendizagem é vivido pelos alunos e pela professora.

No quinto e sexto capítulos faz-se referência à importância da avaliação.

No capítulo sétimo salienta-se a presença dos contextos família e escola no percurso de vida do aluno.

Por último indicam-se leituras que permitem aprofundar a complexidade do aprender a ensinar e do ensinar a aprender.