Aprender a ensinar, ensinar a aprender / Manuela Sanches Ferreira, Milice Ribeiro dos Santos
Idioma: Português.País: Portugal.Publicação: Porto : Afrontamento, 1994Descrição: 109 p. ; 21 cmISBN: 9723603500.Resumo: Pretenderam as autoras, com este trabalho, fornecer contribuições pragmáticas que possam, pela sua pertinência, ajudar a reflectir sobre o papel do professor, a prática lectiva e a perspectivar a resolução de algumas situações educativas. Assim, no primeiro e segundo capítulo aborda-se a forma como a articulação entre o desenvolvimento da criança e as expectativas da escola pode tornar difícil ou fácil aprender.; No terceiro capítulo analisam-se as relações interpessoais na sala de aula.; No quarto capítulo é referido a organização e os métodos de ensino, com implicações para a facilidade ou não com que o processo de ensino-aprendizagem é vivido pelos alunos e pela professora.; No quinto e sexto capítulos faz-se referência à importância da avaliação.; No capítulo sétimo salienta-se a presença dos contextos família e escola no percurso de vida do aluno.; Por último indicam-se leituras que permitem aprofundar a complexidade do aprender a ensinar e do ensinar a aprender.. Tipo de documento:Tipo de documento | Biblioteca | Cota | Estado | Data de devolução | Código de barras | |
---|---|---|---|---|---|---|
![]() |
MESICT | 23705 | Disponível | BIB022705 |
Pretenderam as autoras, com este trabalho, fornecer contribuições pragmáticas que possam, pela sua pertinência, ajudar a reflectir sobre o papel do professor, a prática lectiva e a perspectivar a resolução de algumas situações educativas. Assim, no primeiro e segundo capítulo aborda-se a forma como a articulação entre o desenvolvimento da criança e as expectativas da escola pode tornar difícil ou fácil aprender.
No terceiro capítulo analisam-se as relações interpessoais na sala de aula.
No quarto capítulo é referido a organização e os métodos de ensino, com implicações para a facilidade ou não com que o processo de ensino-aprendizagem é vivido pelos alunos e pela professora.
No quinto e sexto capítulos faz-se referência à importância da avaliação.
No capítulo sétimo salienta-se a presença dos contextos família e escola no percurso de vida do aluno.
Por último indicam-se leituras que permitem aprofundar a complexidade do aprender a ensinar e do ensinar a aprender.