000 01938nam a2200349 4500
001 61858
010 _a9728619707
021 _aPT
_b234972/05
090 _a61858
100 _a20060206d2005 k y0pory5003 ba
101 0 _apor
102 _aPT
200 1 _aFormação para a inclusão
_eguia metodológico
_fInstituto para a Qualidade na Formação
_geq. técnica: Cristina Milagre, Victor Almeida
205 _a1ª ed
210 _aLisboa
_cInstituto para a Igualdade na Formação, I.P.
_d2005
215 _a354 p.
_d25 cm
225 2 _aMetodologias de formação
330 _aO presente Guia Metodológico pretende contribuir para a melhoria da qualidade das práticas de desenho, implementação e acompanhamento de soluções e itinerários formativos dirigidos a pessoas em situação de exclusão social. Organizações e profissionais são convidados a realizar uma reflexão crítica acerca das suas próprias práticas formativas, identificando eventuais aspectos a melhorar ou reforçar a partir das propostas apresentadas. A adopção do conceito de "inclusão" por contraponto a "integração" traduz o novo paradigma de uma intervenção social centrada no propósito de fazer emergir os grupos em situação de desvantagem da sua condição de excluídos, implicando-os nos processos, devolvendo-lhes uma necessária margem de escolha, para os apoiar no traçar dos percursos para a concretização dos seus objectivos.
606 1 _aFormação profissional
606 1 _aInserção profissional
606 1 _aIntegração social
606 1 _aIgualdade de oportunidades
606 1 _aGrupos vulneráveis
606 1 _aExclusão social
606 1 _aMétodos pedagógicos
675 _a377
686 _a06.01
702 1 _aMilagre
_bCristina
702 1 _aAlmeida
_bVictor
710 0 1 _aPortugal.
856 4 _uwww.iqf.gov.pt