000 01856naa a2200265 4500
001 60510
090 _a60510
100 _a20050905 2005 k y0pory5003 ba
101 0 _apor
102 _aPT
200 1 _aAvaliação do desempenho
_eo desafio da produtividade
_fJosé Manuel Robalo Lisboa, Virgílio Cruz Machado
330 _aNão havendo sistemas perfeitos, torna-se necessário reflectir sobre a oportunidade da concepção de um sistema de avaliação do desempenho com "princípio, meio e fim", tendo como ponto de partida a gestão da avaliação do desempenho e não a avaliação do desempenho por si. No modelo proposto neste artigo o papel da comunicação e do diálogo é fundamental para criar um veículo de informação, de interesse e de vontade em melhorar, dando resposta ao desafio da produtividade, o que se revela cada vez mais importante para a sobrevivência das organizações. Quando se fala em avaliação do desempenho, há ainda à partida que clarificar o objectivo pretendido: a melhoria de produtividade, da motivação e do desenvolvimento das capacidades pessoais, o aumento nas decisões de organização e a identificação de candidatos pessoais para funções de maior responsabilidade. Esta clarificação permite enquadrar o sistema de gestão da avaliação e moldá-lo às necessidades da empresa.
461 1 _tPessoal|. - Lisboa. - Ano 4, nº 34 (Junho-Julho 2005), p. 46-49
_028974
606 1 _aAvaliação do desempenho
606 1 _aGestão de recursos humanos
606 1 _aDesenvolvimento das competências
606 1 _aDesenvolvimento da carreira
606 1 _aGestão do emprego
606 1 _aQualificações profissionais
606 1 _aPortugal
675 _a658.3
686 _a12.05
700 1 _aLisboa
_bJosé Manuel Robalo
701 1 _aMachado
_bVirgílio Cruz