000 01483naa a2200181 4500
001 59
090 _a59
100 _a19880513 1987 k y0pory5003 ba
101 0 _apor
102 _aPT
200 1 _aReflexão sobre o actual modelo organizativo
_fVasco F. Ferreira
330 _aEste artigo constitui uma reflexão sobre as qualidades e defeitos já detectados ou previsíveis no sistema de aprendizagem português com o intuito de melhorar o modelo de aprendizagem existente. O sistema de formação em aprendizagem foi, e é, uma prática social antiga nas sociedades europeias. Os "mestres-artesãos" e os "aprendizes" foram personagens essenciais ao funcionamento das actividades não agrícolas durante longos períodos da Idade Média. Este processo de transmissão do saber tecnológico não é recente. Portugal não escapa a tradição europeia, dispondo por consequência de longas tradições na aprendizagem das artes e ofícios. Pode mesmo acrescentar-se que é raro encontrar um profissional qualificado que durante a juventude, não tenha passado pelo estatuto de aprendiz. A recriação do ensino técnico-profissional e da aprendizagem em termos estatais é demasiado recente para se chegar a qualquer conclusão definitiva sobre o seu valor.
461 1 _tEmprego e formação : revista de estudos e informação técnica|. - (3) Setembro 1987, p. 75-82
_029192
606 1 _aAprendizagem
606 1 _aPortugal
686 _a06.09.2
700 1 _aFerreira
_bVasco F.