000 03147nam a2200373 4500
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021 _aPT
_b187028/02
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100 _a20030115d2002 k a0pory5003 ba
101 0 _apor
102 _aPT
200 1 _aEnsino a distância e formação contínua
_euma análise prospectiva sobre a utilização do ensino a distância na formação profissional contínua de activos em Portugal
_fJosé Reis Lagarto
210 _aLisboa
_cINOFOR - Instituto para a Inovação na Formação
_d2002
215 _a367 p.
_d25 cm
225 2 _aFormação a distância & e-learning
_h1
_iEstudo de investigação
330 _aNuma altura de profundas transformações a todos os níveis, desde sociais a tecnológicos, os trabalhadores no activo e as empresas sentem necessidade de garantir a permanente actualização das suas competências. A formação a distância parece poder uma das respostas. Nesta obra procura-se saber se, a curto ou médio prazo, parte significativa dos activos portugueses poderá fazer a sua formação contínua em regime de ensino a distância e em que condições é que isso poderá ocorrer. Para dar resposta a esta questão, analisa-se numa 1ª fase a situação das qualificações de base da população portuguesa, bem como as tendências de evolução nos próximos anos. Igual análise se faz, também, quanto aos níveis de literata informática existente. Identifica-se e analisa-se ainda a actual estrutura de formação base ao nível do ensino secundário vocacional e da sua capacidade de aumentar as respostas a este nível de qualificações. Numa 2ª fase faz-se a análise da evolução dos sistemas de formação a distância e da influência que as novas tecnologias da informação e comunicação lhes trouxeram. Identificam-se e caracterizam-se os operadores mais importantes existentes em Portugal. Estudando-se rês casos distinto e complementares de instituições de formação que utilizam regimes de formação a distância, nomeadamente o "Centre National d'Enseignement à Distance" de França, a "Open Learning Foundation/Open Learning Company" do Reino Unido e o "PROFISSS - Projecto de Formação Inicial qualificante para a Solidariedade e Segurança Social" de Portugal. As conclusões dos estudos de caso, associadas às evidências encontradas na fase anterior, dão origem às conclusões, materializadas por um conjunto de constatações e da proposição de vários cenários organizativos para possível enquadramento do mercado da oferta do ensino e formação a distância em Portugal.
606 1 _aEnsino
606 1 _aFormação profissional contínua
606 1 _aSistemas de formação
606 1 _aGestão de recursos humanos
606 1 _aMercado da formação
606 1 _aQualificações de base
606 1 _aEnsino aberto
606 1 _aEntidades de formação
606 1 _aEstudo de caso
606 1 _aEducação
606 1 _aSociedade da informação
606 1 _aFormação
606 1 _aEnsino à distância
675 _a377
686 _a06.08.2
700 1 _aLagarto
_bJosé Reis