000 | 03147nam a2200373 4500 | ||
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001 | 36092 | ||
010 | _a9728619405 | ||
021 |
_aPT _b187028/02 |
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090 | _a36092 | ||
100 | _a20030115d2002 k a0pory5003 ba | ||
101 | 0 | _apor | |
102 | _aPT | ||
200 | 1 |
_aEnsino a distância e formação contínua _euma análise prospectiva sobre a utilização do ensino a distância na formação profissional contínua de activos em Portugal _fJosé Reis Lagarto |
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210 |
_aLisboa _cINOFOR - Instituto para a Inovação na Formação _d2002 |
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215 |
_a367 p. _d25 cm |
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225 | 2 |
_aFormação a distância & e-learning _h1 _iEstudo de investigação |
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330 | _aNuma altura de profundas transformações a todos os níveis, desde sociais a tecnológicos, os trabalhadores no activo e as empresas sentem necessidade de garantir a permanente actualização das suas competências. A formação a distância parece poder uma das respostas. Nesta obra procura-se saber se, a curto ou médio prazo, parte significativa dos activos portugueses poderá fazer a sua formação contínua em regime de ensino a distância e em que condições é que isso poderá ocorrer. Para dar resposta a esta questão, analisa-se numa 1ª fase a situação das qualificações de base da população portuguesa, bem como as tendências de evolução nos próximos anos. Igual análise se faz, também, quanto aos níveis de literata informática existente. Identifica-se e analisa-se ainda a actual estrutura de formação base ao nível do ensino secundário vocacional e da sua capacidade de aumentar as respostas a este nível de qualificações. Numa 2ª fase faz-se a análise da evolução dos sistemas de formação a distância e da influência que as novas tecnologias da informação e comunicação lhes trouxeram. Identificam-se e caracterizam-se os operadores mais importantes existentes em Portugal. Estudando-se rês casos distinto e complementares de instituições de formação que utilizam regimes de formação a distância, nomeadamente o "Centre National d'Enseignement à Distance" de França, a "Open Learning Foundation/Open Learning Company" do Reino Unido e o "PROFISSS - Projecto de Formação Inicial qualificante para a Solidariedade e Segurança Social" de Portugal. As conclusões dos estudos de caso, associadas às evidências encontradas na fase anterior, dão origem às conclusões, materializadas por um conjunto de constatações e da proposição de vários cenários organizativos para possível enquadramento do mercado da oferta do ensino e formação a distância em Portugal. | ||
606 | 1 | _aEnsino | |
606 | 1 | _aFormação profissional contínua | |
606 | 1 | _aSistemas de formação | |
606 | 1 | _aGestão de recursos humanos | |
606 | 1 | _aMercado da formação | |
606 | 1 | _aQualificações de base | |
606 | 1 | _aEnsino aberto | |
606 | 1 | _aEntidades de formação | |
606 | 1 | _aEstudo de caso | |
606 | 1 | _aEducação | |
606 | 1 | _aSociedade da informação | |
606 | 1 | _aFormação | |
606 | 1 | _aEnsino à distância | |
675 | _a377 | ||
686 | _a06.08.2 | ||
700 | 1 |
_aLagarto _bJosé Reis |