000 01560naa a2200265 4500
001 34811
090 _a34811
100 _a20020411 k y0pory5003 ba
101 0 _apor
102 _aPT
200 1 _aEducação, cidadania e competitividade
_ealgumas questões em torno de uma agenda teórica e política
_fAlmerindo Janela Afonso, Fátima Antunes
330 _aPassadas quase duas décadas de hegemonia ideológica neoliberal, são hoje visíveis, nomeadamente através dos indicadores disponíveis relativos às desigualdades e à exclusão social, os efeitos das políticas que promoveram a precarização do emprego e vulnerabilização de outros direitos sociais. A equação competitividade cidadania parece assim expressar a única alternativa capaz de constituir um novo consenso social. O texto que aqui se desenvolve procura precisamente enunciar algumas das linhas de análise que atravessam este debate. Nele as problemáticas de competitividade e cidadania são consideradas dimensões articuláveis através de um novo papel que a educação e a formação deverão necessariamente assumir.
461 1 _vNº 21-22 (Junho 2001), p. 5-32
_tCadernos de ciências sociais|. - Porto. - ISSN 0871-0945
_030127
606 1 _aEducação
606 1 _aCidadania
606 1 _aCompetitividade
606 1 _aFormação profissional
606 1 _aExclusão social
606 1 _aDesigualdade social
606 1 _aPortugal
675 _a37
686 _a06.01
700 1 _aAfonso
_bAlmerindo Janela
701 1 _aAntunes
_bFátima