000 02038nam a2200313 4500
001 32615
010 _a9729413444
021 _aPT
_b155186/00
090 _a32615
100 _a20001130d2000 k y0pory5003 ba
101 1 _apor
_ceng
102 _aPT
200 1 _aJogos para formadores
_edesenvolvimento de equipas
_fRoderick R. Stuart
_gtrad. Rita Lemos de Azevedo, Artur Lemos de Azevedo
210 _aLisboa
_cMonitor - Projectos e Edições, Ldª
_d2000
215 _a208 p.
_d24 cm
225 2 _aFormador prático
330 _aOs 59 jogos aqui apresentados por Roderick Stuart são baseados na experiência pessoal do autor com diferentes tipos de organização e de formandos, abrangendo a totalidade das competências associadas ao desenvolvimento de equipas incluindo a assertividade, a comunicação, a criatividade, o processo de tomada de decisão, a persuasão, o saber ouvir, o planeamento, a resolução de problemas e a gestão do tempo. Propõem aos formadores estratégias interactivas essenciais ao desenvolvimento de competências individuais e interpessoais, procurando transformar grupos em equipas.
330 _aCada actividade é apresentada num formato standard, com a indicação dos objectivos, duração e número de participantes, acompanhada de uma explicação detalhada passo-a-passo destinada ao formador ou líder de equipa. Existe um índice consolidado que facilita a escolha dos ítems mais adequados às suas necessidades de formação ou à adaptação a programas mais extensos. O autor preparou ainda um modelo de quatro fases onde relaciona a aprendizagem com o ambiente de trabalho e um conjunto de check-lists que facilitam o processo de aprendizagem.
606 1 _aJogos educativos
606 1 _aMétodos pedagógicos
606 1 _aFormação em grupo
606 1 _aFormadores-formandos
606 1 _aPortugal
675 _a377
686 _a06.08
700 1 _aStuart
_bRoderick R.
701 1 _aAzevedo
_bRita Lemos de
701 1 _aAzevedo
_bArtur Lemos de