000 01934nam a2200433 4500
001 31063
010 _a9727740383
021 _aPT
_b141198/99
090 _a31063
100 _a20000106d1999 k y0pory5003 ba
101 0 _apor
102 _aPT
200 1 _aCompetitividade, aprendizagens e soluções pedagógicas
_fMargarida Chagas Lopes, Aquiles Pinto
210 _aOeiras
_cCelta
_d1999
215 _a76 p.
_d24 cm
330 _aMais do que as crises energéticas, foi talves a abertura à "economia-mundo", à globalização, que marcou o canto do cisne do modelo europeu: levou-o a confrontar-se com novas estratégias de competitividade, a expor-se crescentemente num quadro em que os proteccionismos tradicionais eram ineficientes ou interditos, e a sujeitar os seus modelos rígidos de busca de produtividade à comparação com soluções mais dinâmicas, flexíveis e inovadoras.É essencialmente, ao nível do trinómio crítico da mudança organizacional" (novas tecnologias/competências de trabalho/organização das empresas) que as pressões da globalização se têm vindo a fazer sentir de forma predominante.
330 _aNeste contexto, alterou-se a relação entre empresas e aprendizagem.
606 1 _aMercado de trabalho
606 1 _aFlexibilidade do trabalho
606 1 _aCompetitividade
606 1 _aAprendizagem profissional
606 1 _aTecnologia educativa
606 1 _aPortugal
606 1 _aBibliografias
606 1 _aSociedade da informação
606 1 _aQuadros estatísticos
606 1 _aComunicação
606 1 _aSistemas educativos
606 1 _aEscolas
606 1 _aCertificados profissionais
606 1 _aNovas tecnologias
606 1 _aOrganização do trabalho
606 1 _aSalários
606 1 _aNegociação coletiva
675 _a377
686 _a06.01
700 1 _aLopes
_bMargarida Chagas
701 1 _aPinto
_bAquiles