000 | 03854nam a2200469 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 28910 | ||
010 | _a9727323332 | ||
021 |
_aPT _b133841/99 |
||
090 | _a28910 | ||
100 | _a19990309d1998 k a0pory5003 ba | ||
101 | 0 | _apor | |
102 | _aPT | ||
200 | 1 |
_aAdaptação-reinserção profissional dos adultos pouco escolarizados _fcoord. Luís Imaginário... [et al.] _ged. lit. Observatório do Emprego e Formação Profissional |
|
210 |
_aLisboa _cInstituto do Emprego e Formação Profissional _d1998 |
||
215 |
_a227 p. _d23 cm |
||
225 | 2 |
_aEstudos e Análises _v4 |
|
330 | _aO Estudo compreende sete partes. Na primeira, explicita-se o objecto, anuncia-se os objectivos e especifica-se a metodologia seguida. Na segunda, discute-se o conseito de adulto pouco escolarizado e problematiza-se a adaptação/reinserção profissional, evidenciando as suas expressões predominantes nos adultos pouco escolarizados dos grupos etários 15-24, 25-39 e 40-64 anos (constituindo este último o foco principal do Estudo). Na terceira, contextualiza-se em termos políticos, sociais e económicos o problema dos adultos pouco escolarizados, que também se caracteriza em termos quantitativos e qualitativos. Na quarta, apresentam-se as respostas para o problema que já se encontram no terreno em Portugal - educação de adultos, promoção do emprego e da formação profissional e projectos integrados -, respostas que se analisam quanto à organização e funcionamento, aos participantes, aos resultados, às fragilidades e às potencialidades. Na quinta, começa-se por tipificar os problemas da adaptação/reinserção profissional dos adultos pouco escolarizados nos três grupos etários considerados; depois, evidenciam-se as "boas (e as más) práticas" de intervenção no sentido de contribuir para resolver o problema da adaptação/reinserção profissional dos adultos pouco escolarizados e no que respeita ao diagnóstico e planeamento, à divulgação e promoção, às estrtégias de formação, às parcerias, à proximidade dos serviços às populações e dinâmicas locais. ao acompanhamento personalizado das intervenções e à avaliação; por último, referem-se o balanço de competências, a andragogia e a educabilidade cognitiva como prática a incluir nas intervenções com vista à resolução do problema da adaptação/reinserção profissional dos adultos pouco escolarizados. Na sexta, sintetizam-se conclusões diferenciadas segundo os grupos etários 15-24, 25-39 e, em particular, 40-64 anos e, sobretudo, quanto a este, alerta-se para a precaridade das soluções que se centrem na "qualificação para o emprego". Na sétima, enfim, fazem-se recomendações gerais e recomendações específicas - para cada uma das respostas-tipo analisadas -, as quais são brevemente descritas e relacionadas com os problemas a que responderão e as instituições ou organizações que poderão promover ou concretizar a respectiva concretização. | ||
606 | 1 | _aEducação de adultos | |
606 | 1 | _aReinserção social | |
606 | 1 | _aPromoção do emprego | |
606 | 1 | _aFormação-emprego | |
606 | 1 | _aNíveis de qualificação | |
606 | 1 | _aDesemprego | |
606 | 1 | _aFormação profissional | |
606 | 1 | _aEscolaridade | |
606 | 1 | _aCondições económicas | |
606 | 1 | _aAspetos políticos | |
606 | 1 | _aInvestigação social | |
606 | 1 | _aRelatórios | |
606 | 1 | _aReinserção profissional | |
606 | 1 | _aAdaptação dos trabalhadores | |
606 | 1 | _aTrabalhadores não qualificados | |
606 | 1 | _aAspetos sociológicos | |
606 | 1 | _aAlfabetização | |
606 | 1 | _aQuadros | |
606 | 1 | _aRecomendações | |
606 | 1 | _aPortugal | |
675 | _a37.01 | ||
686 | _a06.01 | ||
702 | 1 |
_aImaginário _bLuís |
|
712 | 0 | 2 | _aObservatório do Emprego e Formação Profissional |