000 01823nam a2200349 4500
001 25517
010 _a9729003092
021 _aPT
_b55496/92
090 _a25517
100 _a19970430d1993 k a0pory5003 ba
101 0 _apor
102 _aPT
200 1 _aIniciação ao conflito em pedagogia
210 _aLisboa
_cInstituto do Emprego e Formação Profissional
_d1993
215 _a38 p.
_d22 cm
225 2 _aFormar pedagogicamente
_v9
330 _aO objectivo que se procura alcançar com este manual é ajudar o formador a "pegar" nas situações de conflito (problemas, dificuldades, tensões), a conhecer as suas causas e consequências, para as transformar em situações positivas - isto é, ajudar o formador a aprender a gerir conflitos, ultrapassando-os em vez de os escamotear. As atitudes a adoptar pelo formador antes e durante a acção de formação são referidas e analisadas, considerando o facto de as tensões poderem surgir a vários níveis: de pessoas do grupo, do grupo, da relação com a instituição que organiza a acção, da relação formador/grupo e do próprio formador, indicando-se um conjunto de procedimentos e métodos passíveis de auxiliar o formador a resolver/reduzir as dificuldades que podem surgir em contexto formativo, o que permitirá melhorar a qualidade e eficácia da formação e criar dinâmicas formativas, geradoras de aprendizagem.
606 1 _aFormação de formadores
606 1 _aDinâmica de grupo
606 1 _aFormação em grupo
606 1 _aEducação de adultos
606 1 _aMétodos pedagógicos
606 1 _aPortugal
606 1 _aFormadores
606 1 _aAnimação
606 1 _aEscolas
606 1 _aFormação profissional
606 1 _aGestão
606 1 _aConflitos
675 _a37.01
686 _a06.06