000 | 02720nam a2200301 4500 | ||
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001 | 24824 | ||
090 | _a24824 | ||
100 | _a19970128d1994 k f0pory5003 ba | ||
101 | 0 | _aeng | |
102 | _aGB | ||
200 | 1 |
_aChildren as catalysts of environmental change _efinal report _fCompil. David Uzzell |
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210 |
_a[S.l.] _cEuropean Commission _d1994 |
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215 |
_a231 p. _d30 cm |
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330 | _aSob a coordenação da Universidade de Surrey do Reino Unido e juntando parceiros de Portugal, França e Dinamarca, foi desenvolvido um estudo sobre as "Crianças como Catalizadoras de Mudança" na área do ambiente. De acordo com as decisões da World Commission on Environment and Development quanto ao desenvolvimento de uma sociedade ecologicamente equilibrada, visou-se destacar o papel das crianças como principais e mais atentos receptores das mensagens ecológicas. Logo, o que se pretende é apresentar a educação ambiental e o despertar de uma consciência ecológica nas crianças, uma vez garantido o facto de serem elas um veículo fundamental para a disseminação daquelas mensagens. Sendo reconhecido o investimento a fazer na educação das crianças, os objectivos principais da investigação foram, segundo uma ideia de aquisição de conhecimentos que permitem uma competência de acção: examinar os fundamentos psicológicos e sociológicos da atitude ambiental pela averiguação dos conhecimentos, preocupações e acções tanto das crianças como dos seus pais; verificar os processos de transmissão de conhecimentos entre gerações através da transferência das experiências pessoais; conhecer como se processa a aprendizagem em sociedade; desenvolver o conceito de "learning by teaching" em que as crianças aprendem ensinando outras (particularmente os adultos); rever as estratégias iniciadas pelas escolas no sentido da participação organizada das crianças em actividades e intervenções ambientais; identificar o modo de facilitar a aquisição de uma consciência ecológica e, por fim, proceder à elaboração de recomendações ajustadas, dirigidas às entidades governamentais europeias, nacionais e locais, bem como instituições e agentes reguladores, para que ajudem à remoção de todos os constrangimentos, barreiras e preconceitos que impedem o desenvolvimento da dita sociedade ecologicamente equilibrada. | ||
606 | 1 | _aProteção do ambiente | |
606 | 1 | _aEcologia | |
606 | 1 | _aCrianças | |
606 | 1 | _aMudança social | |
606 | 1 | _aPolítica do ambiente | |
606 | 1 | _aSocialização | |
606 | 1 | _aDinamarca | |
606 | 1 | _aFrança | |
606 | 1 | _aReino Unido | |
606 | 1 | _aPortugal | |
675 | _a371.3 | ||
686 | _a06.08 | ||
702 | 1 |
_aUzzell _bDavid |