000 01659naa a2200193 4500
001 23581
090 _a23581
100 _a19960621 y0pory5003 ba
101 0 _apor
102 _aPT
200 1 _aQualidade global
_fRui Dias dos Santos
330 _aO processo de melhoria da qualidade total de uma empresa conduz à rentabilização das suas estruturas e, logo, influi positivamente nos seus resultados e na sua imagem. Assegura, pois, a competitividade. Os seres humanos têm escalas de valores diferentes, que dependem, entre outros, de factores como a sua formação e os seus aspectos genéticos, que os levam a assumir atitudes diferentes perante o mesmo facto. A escala de valores perante os factores humanos é também necessariamente diferente. Assim, numa empresa, cada acção ou decisão é baseada nas convicções que existem sobre a natureza humana, influenciando desse modo o comportamento dos membros da empresa. Assim, infere-se claramente que os bons ou os maus resultados de uma empresa dependem da capacidade que a sua estrutura demonstre de conseguir funcionar, no seu todo, de forma harmoniosa e eficaz. Sendo fudamental o contributo de todo em acções de melhoria, torna-se necessário que exista um grau de motivação suficientemente elevado, que permita uma boa interacção entre os vários níveis hierárquicos e entre cada empregado e a empresa.
461 1 _vNº 36 (Abril 1995), p. 44-48
_tDirigir : revista para chefias|. - Lisboa. - ISSN 0871-7354
_029193
606 1 _aQualidade total
606 1 _aCompetitividade
606 1 _aGestão de recursos humanos
686 _a12.04.5
700 1 _aSantos
_bRui Dias dos