000 | 02158nam a2200277 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 23232 | ||
090 | _a23232 | ||
100 | _a19960411d1993 y0pory5003 ba | ||
101 | 0 | _apor | |
102 | _aPT | ||
200 | 1 |
_aPlano estratégico para a aprendizagem no turismo _erelatório final _fcoord. João Albino Silva _ged. lit. Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos |
|
210 |
_a[Lisboa] _cInstituto Nacional de Formação Turística _d1993 |
||
215 |
_a143 p. _d30 cm |
||
330 | _aO Plano Estratégico da Aprendizagem para o Turismo constitui uma estratégia global de formação para a Hotelaria, Restauração e Turismo. Foram elaborados diagnósticos aprofundados nas áreas da evolução recente do sector turístico, das empresas turísticas, do emprego no turismo e da oferta de formação; fez-se a análise prospectiva de necessidades de mão-de-obra por categorias profissionais, com um conjunto de sínteses e considerações finais que enquadram os vectores estratégicos para a aprendizagem e formação no turismo. É de destacar o surgimento, nos últimos anos, de um conjunto significativo de ofertas de formação nesta área, centrados, sobretudo, na formação inicial e no ensino superior privado. Todavia, o aparecimento desta oferta não conduziu ainda a alterações significativas da estrutura de qualificações do sector, o que pode em parte ser explicado pela fraca aposta na reciclagem. Destaque-se ainda que o quadro de formação existente está quase exclusivamente planeado para a produção de qualificação nas profissões tradicionais do sector, não introduzindo as necessidades de inovação na qualificação dos recursos humanos, nomeadamente ao nível de novos produtos turísticos. | ||
606 | 1 | _aProfissionais do turismo | |
606 | 1 | _aNecessidades de formação | |
606 | 1 | _aNecessidades de mão de obra | |
606 | 1 | _aFormação inicial | |
606 | 1 | _aEnsino superior | |
606 | 1 | _aQualificações profissionais | |
606 | 1 | _aProjetos de investigação | |
675 | _a377 | ||
686 | _a06.02 | ||
702 | 1 |
_aSilva _bJoão Albino |
|
712 | 0 | 2 | _aCIDEC - Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos |