000 02158nam a2200277 4500
001 23232
090 _a23232
100 _a19960411d1993 y0pory5003 ba
101 0 _apor
102 _aPT
200 1 _aPlano estratégico para a aprendizagem no turismo
_erelatório final
_fcoord. João Albino Silva
_ged. lit. Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos
210 _a[Lisboa]
_cInstituto Nacional de Formação Turística
_d1993
215 _a143 p.
_d30 cm
330 _aO Plano Estratégico da Aprendizagem para o Turismo constitui uma estratégia global de formação para a Hotelaria, Restauração e Turismo. Foram elaborados diagnósticos aprofundados nas áreas da evolução recente do sector turístico, das empresas turísticas, do emprego no turismo e da oferta de formação; fez-se a análise prospectiva de necessidades de mão-de-obra por categorias profissionais, com um conjunto de sínteses e considerações finais que enquadram os vectores estratégicos para a aprendizagem e formação no turismo. É de destacar o surgimento, nos últimos anos, de um conjunto significativo de ofertas de formação nesta área, centrados, sobretudo, na formação inicial e no ensino superior privado. Todavia, o aparecimento desta oferta não conduziu ainda a alterações significativas da estrutura de qualificações do sector, o que pode em parte ser explicado pela fraca aposta na reciclagem. Destaque-se ainda que o quadro de formação existente está quase exclusivamente planeado para a produção de qualificação nas profissões tradicionais do sector, não introduzindo as necessidades de inovação na qualificação dos recursos humanos, nomeadamente ao nível de novos produtos turísticos.
606 1 _aProfissionais do turismo
606 1 _aNecessidades de formação
606 1 _aNecessidades de mão de obra
606 1 _aFormação inicial
606 1 _aEnsino superior
606 1 _aQualificações profissionais
606 1 _aProjetos de investigação
675 _a377
686 _a06.02
702 1 _aSilva
_bJoão Albino
712 0 2 _aCIDEC - Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos