000 01906naa a2200277 4500
001 23012
090 _a23012
100 _a19960301 y0pory5003 ba
101 0 _apor
102 _aPT
200 1 _aGestão intercultural
_eimplicações das diferenças culturais na gestão
330 _aAnalisa-se a gestão intercultural propondo-se um modelo de análise de complexidade das diferenças culturais. Em países que combinam uma elevada necessidade de controlar a incerteza e uma elevada distância hierárquica, como é o caso de Portugal e França, a expectativa é a de encontrar organizações simultaneamente centralizadas e com estruturas mais pesadas. Neste caso cada um terá um lugar estabelecido na estrutura hierárquica interagindo de acordo com as regras pré-estabelecidas. Quando só nos últimos anos, pela abertura da nossa economia ao exterior, pela intensificação dos processos de cooperação entre empresas portuguesas e estrangeiras, os nossos gestores estão naturalmente mais expostos a modelos e práticas de gestão oriundos de outros contextos sócio-culturais e económicos dominantes. Este contacto intensificado com esses modelos pode trazer valor apresentado ao desenvolvimento da gestão em Portugal. No entando, não podemos esquecer que um modelo ou prática de gestão que é apropriado numa cultura não é necessariamente apropriado e eficaz na nossa.
461 1 _vNº 71 (Julho-Setembro 1995), p. 16-30
_tPessoal|. - Lisboa. - ISSN 0870-3027
_028974
606 1 _aGestão de recursos humanos
606 1 _aCompetitividade
606 1 _aCultura
606 1 _aRelações de trabalho
606 1 _aMudança organizacional
606 1 _aComportamento organizacional
606 1 _aPolítica de emprego
606 1 _aDesemprego
606 1 _aQualificações profissionais
606 1 _aFormação-emprego
675 _a568
686 _a12.04