000 01731naa a2200253 4500
001 21598
090 _a21598
100 _a19950515 y0pory5003 ba
101 0 _apor
102 _aPT
200 1 _aO professorado
_eentrevista ao professor António Nóvoa
_etitular da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação de Lisboa, actualmente nos Estados Unidos como professor convidado da Universidade de Winsconsin
_fentrevistador Jorge Russell
330 _aEsta entrevista gira em torno de duas grandes questões que ocorrem actualmente no ensino: a reforma do sistema educativo e a formação de professores. Segundo o autor, o lugar da formação é na Universidade devendo para tal, ser criada uma rede coerente de formação integrada no ensino universitário. Ou seja, não uma formação só do ponto de vista pedagógico, mas também científico. Quanto ao sistema educativo, o entrevistado critica sua centralização, dado que os estabelecimentos de ensino devendo estar dotados de margens de autonomia, margens de concepção de currículos e de organização de programas. Facto que traz consequências para o professorado - estão extremamente dependentes na concepção dos programas, ausência de autonomia profissional e ausência de responsabilização científica.
461 1 _vNº 5 (Julho-Dezembro 1994), p. 19-32
_tForum sociológico|. - Lisboa
_029108
606 1 _aReforma do ensino
606 1 _aFormação de professores
606 1 _aEstabelecimentos de ensino
606 1 _aAdministração da educação
606 1 _aSistemas educativos
606 1 _aPolítica de educação
606 1 _aPortugal
686 _a06.01
700 1 _aNóvoa
_bAntónio
702 1 _aRUSSELL
_bJorge