000 01636naa a2200241 4500
001 21184
090 _a21184
100 _a19950321 y0pory5003 ba
101 0 _apor
102 _aPT
200 1 _aA educação em Portugal no limiar do século XXI
_eperspectivas de desenvolvimento futuro
_fJosé Alberto Correia
330 _aA década de 80 foi particularmente profícua na produção de discursos educativos que, em nome do pragmatismo, ocultam as opções societais associadas às políticas educativas que eles vinculam e legitimam. O apelo à flexibilização do emprego, à valorização das valências instrumentais da Ciência e à aceitação crítica das dimensões gestionárias das linguagens pedagógicas constituem alguns dos seus pilares fundamentais. A análise crítica dos pressupostos destes discursos é imprescindível à estruturação de um discurso da utopia realizável que contribua para a visibilidade social de práticas alternativas ao pragmatismo dominante. Este trabalho, propondo uma reconceptualização das relações entre Educação, Trabalho e Ciência, procura contribuir para esta análise crítica e identificar as alternativas que se apresentam ao campo educativo no limiar do século XXI.
461 1 _vNº 2 (1994), p. 7-30
_tEducação sociedade e culturas|. - Porto. - ISSN 0872-7643
_030219
606 1 _aPolítica de educação
606 1 _aReforma do ensino
606 1 _aRecursos da educação
606 1 _aSistemas educativos
606 1 _aPessoal docente
606 1 _aFormação-emprego
606 1 _aPortugal
686 _a06.01
700 1 _aCorreia
_bJosé Alberto