000 | 01636naa a2200241 4500 | ||
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001 | 21184 | ||
090 | _a21184 | ||
100 | _a19950321 y0pory5003 ba | ||
101 | 0 | _apor | |
102 | _aPT | ||
200 | 1 |
_aA educação em Portugal no limiar do século XXI _eperspectivas de desenvolvimento futuro _fJosé Alberto Correia |
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330 | _aA década de 80 foi particularmente profícua na produção de discursos educativos que, em nome do pragmatismo, ocultam as opções societais associadas às políticas educativas que eles vinculam e legitimam. O apelo à flexibilização do emprego, à valorização das valências instrumentais da Ciência e à aceitação crítica das dimensões gestionárias das linguagens pedagógicas constituem alguns dos seus pilares fundamentais. A análise crítica dos pressupostos destes discursos é imprescindível à estruturação de um discurso da utopia realizável que contribua para a visibilidade social de práticas alternativas ao pragmatismo dominante. Este trabalho, propondo uma reconceptualização das relações entre Educação, Trabalho e Ciência, procura contribuir para esta análise crítica e identificar as alternativas que se apresentam ao campo educativo no limiar do século XXI. | ||
461 | 1 |
_vNº 2 (1994), p. 7-30 _tEducação sociedade e culturas|. - Porto. - ISSN 0872-7643 _030219 |
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606 | 1 | _aPolítica de educação | |
606 | 1 | _aReforma do ensino | |
606 | 1 | _aRecursos da educação | |
606 | 1 | _aSistemas educativos | |
606 | 1 | _aPessoal docente | |
606 | 1 | _aFormação-emprego | |
606 | 1 | _aPortugal | |
686 | _a06.01 | ||
700 | 1 |
_aCorreia _bJosé Alberto |