000 01583nam a2200241 4500
001 20572
010 _a9723603500
090 _a20572
100 _a19950118d1994 y0pory5003 ba
101 0 _apor
102 _aPT
200 1 _aAprender a ensinar, ensinar a aprender
_fManuela Sanches Ferreira, Milice Ribeiro dos Santos
210 _aPorto
_cAfrontamento
_d1994
215 _a109 p.
_d21 cm
330 _aPretenderam as autoras, com este trabalho, fornecer contribuições pragmáticas que possam, pela sua pertinência, ajudar a reflectir sobre o papel do professor, a prática lectiva e a perspectivar a resolução de algumas situações educativas. Assim, no primeiro e segundo capítulo aborda-se a forma como a articulação entre o desenvolvimento da criança e as expectativas da escola pode tornar difícil ou fácil aprender.
330 _aNo terceiro capítulo analisam-se as relações interpessoais na sala de aula.
330 _aNo quarto capítulo é referido a organização e os métodos de ensino, com implicações para a facilidade ou não com que o processo de ensino-aprendizagem é vivido pelos alunos e pela professora.
330 _aNo quinto e sexto capítulos faz-se referência à importância da avaliação.
330 _aNo capítulo sétimo salienta-se a presença dos contextos família e escola no percurso de vida do aluno.
330 _aPor último indicam-se leituras que permitem aprofundar a complexidade do aprender a ensinar e do ensinar a aprender.
700 1 _aFerreira
_bManuela Sanches
701 1 _aSantos
_bMilice Ribeiro