CATálogo Bibliográfico na área Económico-SOCial (CATESOC)

As mulheres professoras e o ensino estatal / Helena Costa G. Araújo

Nível de conjunto: Revista crítica de ciências sociais|. -Coimbra, (29) Fevereiro 1990, p. 81-103Ligado a: Revista crítica de ciências sociais|. -Coimbra, (29) Fevereiro 1990, p. 81-103Autor principal: Araújo, Helena Costa G.Idioma: Português.Resumo: A construção ideológica da imagem do professor na passagem da República para o Estado Novo e o ponto de partida deste artigo para uma reflexão sobre a feminização do professorado e sobre as ideias de "funcionalidade" ou de "disfuncionalidade" que lhe andam associadas. Em Portugal esta questão tem alguma originalidade, pois foi precoce o lançamento da escolaridade sustentada pelo Estado, mas foi tardia a sua massificação e, cedo se dá a feminização da profissão, é também verdade que tal tendência é retardada, quando comparada com a dos países do "centro"..Assunto - Nome comum: Ensino | Trabalhadoras | Pessoal docente | Participação das mulheres | Aspetos sociológicos | Portugal Classificação: 14.04 Tipo de documento:
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A construção ideológica da imagem do professor na passagem da República para o Estado Novo e o ponto de partida deste artigo para uma reflexão sobre a feminização do professorado e sobre as ideias de "funcionalidade" ou de "disfuncionalidade" que lhe andam associadas. Em Portugal esta questão tem alguma originalidade, pois foi precoce o lançamento da escolaridade sustentada pelo Estado, mas foi tardia a sua massificação e, cedo se dá a feminização da profissão, é também verdade que tal tendência é retardada, quando comparada com a dos países do "centro".