As mulheres professoras e o ensino estatal / Helena Costa G. Araújo
Nível de conjunto: Revista crítica de ciências sociais|. -Coimbra, (29) Fevereiro 1990, p. 81-103Ligado a: Revista crítica de ciências sociais|. -Coimbra, (29) Fevereiro 1990, p. 81-103Idioma: Português.Resumo: A construção ideológica da imagem do professor na passagem da República para o Estado Novo e o ponto de partida deste artigo para uma reflexão sobre a feminização do professorado e sobre as ideias de "funcionalidade" ou de "disfuncionalidade" que lhe andam associadas. Em Portugal esta questão tem alguma originalidade, pois foi precoce o lançamento da escolaridade sustentada pelo Estado, mas foi tardia a sua massificação e, cedo se dá a feminização da profissão, é também verdade que tal tendência é retardada, quando comparada com a dos países do "centro"..Assunto - Nome comum: Ensino | Trabalhadoras | Pessoal docente | Participação das mulheres | Aspetos sociológicos | Portugal Classificação: 14.04 Tipo de documento:Tipo de documento | Biblioteca | Cota | Estado | Data de devolução | Código de barras | |
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MESICT | Não emprestável | BIB010257 |
A construção ideológica da imagem do professor na passagem da República para o Estado Novo e o ponto de partida deste artigo para uma reflexão sobre a feminização do professorado e sobre as ideias de "funcionalidade" ou de "disfuncionalidade" que lhe andam associadas. Em Portugal esta questão tem alguma originalidade, pois foi precoce o lançamento da escolaridade sustentada pelo Estado, mas foi tardia a sua massificação e, cedo se dá a feminização da profissão, é também verdade que tal tendência é retardada, quando comparada com a dos países do "centro".