CATálogo Bibliográfico na área Económico-SOCial (CATESOC)

A juventude portuguesa : situações, problemas, aspirações / Nelson Matias

Colectividade-autor (principal): UNIVERSIDADE DE LISBOA.Co-autor: Matias, NelsonIdioma: Português.País: Portugal.Publicação: Lisboa : Instituto da Juventude, [1989]Descrição: 231 p.Nota de conteúdo: Vol. 2: A educação e a escola. - 231 p Resumo: Este estudo aborda a situação de jovem perante o sistema de ensino, destacando, nomeadamente, o problema do abandono dos estudos, suas causas e consequências. No capítulo dedicado à valoração e funções da escola e analizada a atitude dos jovens perante a formação e a certificação escolar. É feita a avaliação das funções de formação escolar e profissional. Preparar para a vida prática e formar cidadão são as duas funções da escola aqui representadas. De um modo geral do conjunto de jovens entrevistados são os trabalhadores-estudantes, os jovens com maior nível de instrução, quem mais reservas coloca à capacidade que a escola tem demonstrado para desempenhar as funções de qualificação para a vida activa e social..Assunto - Nome comum: Juventude | Abandono dos estudos | Sistemas educativos | Inserção profissional | Trabalhadores estudantes | Dados estatísticos | Portugal Classificação: 14.02 Tipo de documento:
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Livro Livro MESICT 19876-2 Disponível BIB008801

Vol. 2: A educação e a escola. - 231 p.

Este estudo aborda a situação de jovem perante o sistema de ensino, destacando, nomeadamente, o problema do abandono dos estudos, suas causas e consequências. No capítulo dedicado à valoração e funções da escola e analizada a atitude dos jovens perante a formação e a certificação escolar. É feita a avaliação das funções de formação escolar e profissional. Preparar para a vida prática e formar cidadão são as duas funções da escola aqui representadas. De um modo geral do conjunto de jovens entrevistados são os trabalhadores-estudantes, os jovens com maior nível de instrução, quem mais reservas coloca à capacidade que a escola tem demonstrado para desempenhar as funções de qualificação para a vida activa e social.