Tendências de evolução dos sistemas produtivos : orientações para a educação e a formação / Ilona Kovács
Nível de conjunto: Nº 50 (Janeiro-Março 2005), p. 3-16, Formar : revista dos formadores|. - Lisboa. - ISSN 0872-4989Ligado a: Formar : revista dos formadores|. - Lisboa. - ISSN 0872-4989, Nº 50 (Janeiro-Março 2005), p. 3-16Idioma: Português.País: Portugal.Assunto - Nome comum: Sistemas de produção | Educação e formação | Flexibilidade da formação | Inovações | Organização do trabalho | Tecnologia da informação | Competitividade | Qualificações | Responsabilidade | Educação e formação ao longo da vida | Portugal Classificação: 06.01 Tipo de documento:Tipo de documento | Biblioteca | Cota | Estado | Data de devolução | Código de barras | |
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MESICT | Não emprestável | BIB136988 |
Com os novos sistemas produtivos (na orientação lean production e, sobretudo, na orientação antropocêntrica), a compreensão e o controlo global dos processos ultrapassem importância a execução de tarefas específicas. Daí a importância de um ensino geral mais elevado e de uma formação profissional não limitada apenas à preparação para uma ocupação, função e/ou posto de trabalho. Exige-se uma formação inicial de nível mais elevado e de base alargada, em termos científicos, técnicos e socioculturais, que facilita a mobilidade e adaptabilidade ao longo da vida activa numa economia na qual a informação e o conhecimento se tornam variáveis centrais e fontes principais do valor acrescentado. Por outro lado o contexto de mudanças em que vivemos requer uma aprendizagem contínua e quanto maior flexibilidade funcional se pretende do sistema produtivo, mais aumentam as exigências de desenvolvimento de novas competências inscritas no modelo flexível e qualificante da organização do trabalho. Por conseguinte o conteúdo dos programas ensino-formação têm de incidir não apenas nos aspectos técnicos, mas também sobre os aspectos sociais e organizacionais.