Dois eixos de reflexão para uma abordagem de formação de formadores que formação? que formadores? / Fernanda Reis
Ligado a: Formação de formadores|:Encontro Nacional sobre Formação de Formadores, 1, Lisboa, 12 e 13 de Janeiro 1989Idioma: Português.Publicação: Lisboa : [s.n.], 1989Descrição: 8 p.Resumo: Nesta abordagem a Formação de Formadores a autora faz uma reflexão sobre 1 - tipo de necessidades a que a formação profissional tem de responder; 2 - tipo de formadores que irão participar na resposta a essas necessidades. Relativamente ao 1 ponto, foca as necessidades determinadas pela indústria e pelos indivíduos e enumera algumas tendências de evolução do perfil dos formadores. Quanto ao 2, faz-se a caracterização dos formadores, população muito diversificada, com perfis e competências diferenciadas e necessidades de formação distintas. A este propósito cita os estudos efectuados pelo Cedefop e enumera alguns princípios gerais a ter em conta na formação de formadores. A finalizar aponta aspectos a ter em conta quando se pretende colocar o problema ao nível europeu..Assunto - Nome comum: Formação de formadores | Necessidades de formação | Política de formação | Portugal Classificação: 06.07.1 Tipo de documento:Tipo de documento | Biblioteca | Cota | Estado | Data de devolução | Código de barras | |
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MESICT | 18871 | Não emprestável | BIB006079 |
Nesta abordagem a Formação de Formadores a autora faz uma reflexão sobre 1 - tipo de necessidades a que a formação profissional tem de responder; 2 - tipo de formadores que irão participar na resposta a essas necessidades. Relativamente ao 1 ponto, foca as necessidades determinadas pela indústria e pelos indivíduos e enumera algumas tendências de evolução do perfil dos formadores. Quanto ao 2, faz-se a caracterização dos formadores, população muito diversificada, com perfis e competências diferenciadas e necessidades de formação distintas. A este propósito cita os estudos efectuados pelo Cedefop e enumera alguns princípios gerais a ter em conta na formação de formadores. A finalizar aponta aspectos a ter em conta quando se pretende colocar o problema ao nível europeu.