CATálogo Bibliográfico na área Económico-SOCial (CATESOC)

Dois eixos de reflexão para uma abordagem de formação de formadores que formação? que formadores? / Fernanda Reis

Ligado a: Formação de formadores|:Encontro Nacional sobre Formação de Formadores, 1, Lisboa, 12 e 13 de Janeiro 1989Autor principal: Reis, FernandaIdioma: Português.Publicação: Lisboa : [s.n.], 1989Descrição: 8 p.Resumo: Nesta abordagem a Formação de Formadores a autora faz uma reflexão sobre 1 - tipo de necessidades a que a formação profissional tem de responder; 2 - tipo de formadores que irão participar na resposta a essas necessidades. Relativamente ao 1 ponto, foca as necessidades determinadas pela indústria e pelos indivíduos e enumera algumas tendências de evolução do perfil dos formadores. Quanto ao 2, faz-se a caracterização dos formadores, população muito diversificada, com perfis e competências diferenciadas e necessidades de formação distintas. A este propósito cita os estudos efectuados pelo Cedefop e enumera alguns princípios gerais a ter em conta na formação de formadores. A finalizar aponta aspectos a ter em conta quando se pretende colocar o problema ao nível europeu..Assunto - Nome comum: Formação de formadores | Necessidades de formação | Política de formação | Portugal Classificação: 06.07.1 Tipo de documento:
Pontuação
    Classificação média: 0.0 (0 votos)
Exemplares
Tipo de documento Biblioteca Cota Estado Data de devolução Código de barras
Analítico de Revista Analítico de Revista MESICT 18871 Não emprestável BIB006079

Nesta abordagem a Formação de Formadores a autora faz uma reflexão sobre 1 - tipo de necessidades a que a formação profissional tem de responder; 2 - tipo de formadores que irão participar na resposta a essas necessidades. Relativamente ao 1 ponto, foca as necessidades determinadas pela indústria e pelos indivíduos e enumera algumas tendências de evolução do perfil dos formadores. Quanto ao 2, faz-se a caracterização dos formadores, população muito diversificada, com perfis e competências diferenciadas e necessidades de formação distintas. A este propósito cita os estudos efectuados pelo Cedefop e enumera alguns princípios gerais a ter em conta na formação de formadores. A finalizar aponta aspectos a ter em conta quando se pretende colocar o problema ao nível europeu.