Ensino superior : uma visão para a próxima década / José Veiga Simão, Sérgio Machado dos Santos, António de Almeida Costa
Idioma: Português.País: Portugal.Publicação: Lisboa : Gradiva, 2002Descrição: 517 p. ; 23 cmISBN: 9726628806.Coleção: Trajectos portugueses, 53Resumo: A cidadania e a cultura, a ciência e a inovação, constituem os pilares do edifício do ensino superior do futuro. Um edifício onde se cultive a qualidade e a excelência, a boa gestão e a competitividade, o mérito e o empreendedorismo, sempre presentes nos processos e nos conteúdos do ensino, da investigação e da prestação de serviços. Um edifício que só estará iluminado enquanto a liderança, a governação académica e a organização institucional privilegiarem a ética, o rigor, o mérito e o risco. É com base neste pensamento condutor que, ao longo da obra, se equacionam as respostas a dar, através do ensino superior, aos desafios da sociedade do conhecimento, se define um novo modelo de relacionamento entre o poder político, a governação académica e a sociedade civil, se propõem novos mecanismos de regulação e de financiamento e se apontam caminhos para uma dimensão europeia e internacional das instituições..Assunto - Nome comum: Ensino superior | Sociedade da informação | Política de educação | Financiamento | Universidades | Estudos prospetivos Classificação: 06.05 Recursos em linha:Clicar aqui para aceder online Tipo de documento:Tipo de documento | Biblioteca | Cota | Estado | Data de devolução | Código de barras | |
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MESICT | 29812 | Disponível | BIB109264 |
A cidadania e a cultura, a ciência e a inovação, constituem os pilares do edifício do ensino superior do futuro. Um edifício onde se cultive a qualidade e a excelência, a boa gestão e a competitividade, o mérito e o empreendedorismo, sempre presentes nos processos e nos conteúdos do ensino, da investigação e da prestação de serviços. Um edifício que só estará iluminado enquanto a liderança, a governação académica e a organização institucional privilegiarem a ética, o rigor, o mérito e o risco. É com base neste pensamento condutor que, ao longo da obra, se equacionam as respostas a dar, através do ensino superior, aos desafios da sociedade do conhecimento, se define um novo modelo de relacionamento entre o poder político, a governação académica e a sociedade civil, se propõem novos mecanismos de regulação e de financiamento e se apontam caminhos para uma dimensão europeia e internacional das instituições.