CATálogo Bibliográfico na área Económico-SOCial (CATESOC)

Curtumes, calçado e marroquinaria em Portugal / Pedro Moreno da Fonseca, Sandra Cristina Nunes Lameira, Vera Cristina Saraiva Beleza ; coord. Ana Cláudia Valente

Autor principal: Fonseca, Pedro Moreno daCo-autor: Lameira, Sandra Cristina Nunes;Beleza, Vera Cristina SaraivaAutor secundário: Valente, Ana CláudiaIdioma: Português.País: Portugal.Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2001Descrição: 271 p. ; 28 cm + SeparataISBN: 9728619219.Coleção: Estudos sectoriais, 18Resumo: Estudo lançado pelo Instituto para a Inovação na Formação (INOFOR) no âmbito da análise feita sobre a evolução do mercado de trabalho e necessidades de novas qualificações e competências sobre o sector dos curtumes, calçado e da marroquinaria em Portugal. O estudo estrutura-se em 5 partes, cada uma procura reflectir aspectos particulares da análise do sector dos curtumes e uma análise do calçado e da marroquinaria. A 1ª parte delimita os sectores enquanto objecto de análise. A 2ª faz o enquadramento socioeconómico dos sectores, a nível nacional e internacional, e o diagnóstico das estratégias empresariais relativamente aos mercados e produtos, às tecnologias, aos modos de organização e de gestão de recursos humanos. A 3ª parte do estudo dedica-se à análise da dinâmica dos empregos (empregos em emergência, em crescimento, em transformação e em regressão) e as competências críticas para as empresas e para os indivíduos. É a partir desta análise que se propõem perfis profissionais, qualificantes e facilitadores da mobilidade funcional e profissional no contexto dos curtumes, calçado e marroquinaria. Na 4ª parte faz-se um diagnóstico das necessidades de formação a partir do levantamento e análise da oferta de formação para o sector e dos défices de qualificação detectados. Na 5ª e última parte são apontadas pistas para a reorientação da formação que, com outras intervenções, ao nível das estratégias técnico-organizacionais, da gestão de recursos humanos e da gestão do mercado de trabalho, poderão viabilizar novos modelos de competitividade..Assunto - Nome comum: Indústria do calçado | Indústria do couro | Qualificações profissionais | Perfis profissionais | Necessidades de formação | Emprego | Gestão de recursos humanos | Organização do trabalho | Formação profissional | Competitividade | Estudos prospetivos | Portugal Classificação: 08.09.4 Tipo de documento:
Pontuação
    Classificação média: 0.0 (0 votos)
Exemplares
Tipo de documento Biblioteca Cota Estado Data de devolução Código de barras
Livro Livro MESICT 29365 Disponível BIB108308

Estudo lançado pelo Instituto para a Inovação na Formação (INOFOR) no âmbito da análise feita sobre a evolução do mercado de trabalho e necessidades de novas qualificações e competências sobre o sector dos curtumes, calçado e da marroquinaria em Portugal. O estudo estrutura-se em 5 partes, cada uma procura reflectir aspectos particulares da análise do sector dos curtumes e uma análise do calçado e da marroquinaria. A 1ª parte delimita os sectores enquanto objecto de análise. A 2ª faz o enquadramento socioeconómico dos sectores, a nível nacional e internacional, e o diagnóstico das estratégias empresariais relativamente aos mercados e produtos, às tecnologias, aos modos de organização e de gestão de recursos humanos. A 3ª parte do estudo dedica-se à análise da dinâmica dos empregos (empregos em emergência, em crescimento, em transformação e em regressão) e as competências críticas para as empresas e para os indivíduos. É a partir desta análise que se propõem perfis profissionais, qualificantes e facilitadores da mobilidade funcional e profissional no contexto dos curtumes, calçado e marroquinaria. Na 4ª parte faz-se um diagnóstico das necessidades de formação a partir do levantamento e análise da oferta de formação para o sector e dos défices de qualificação detectados. Na 5ª e última parte são apontadas pistas para a reorientação da formação que, com outras intervenções, ao nível das estratégias técnico-organizacionais, da gestão de recursos humanos e da gestão do mercado de trabalho, poderão viabilizar novos modelos de competitividade.