Educação, cidadania e competitividade : algumas questões em torno de uma agenda teórica e política / Almerindo Janela Afonso, Fátima Antunes
Nível de conjunto: Nº 21-22 (Junho 2001), p. 5-32, Cadernos de ciências sociais|. - Porto. - ISSN 0871-0945Ligado a: Cadernos de ciências sociais|. - Porto. - ISSN 0871-0945, Nº 21-22 (Junho 2001), p. 5-32Idioma: Português.País: Portugal.Resumo: Passadas quase duas décadas de hegemonia ideológica neoliberal, são hoje visíveis, nomeadamente através dos indicadores disponíveis relativos às desigualdades e à exclusão social, os efeitos das políticas que promoveram a precarização do emprego e vulnerabilização de outros direitos sociais. A equação competitividade cidadania parece assim expressar a única alternativa capaz de constituir um novo consenso social. O texto que aqui se desenvolve procura precisamente enunciar algumas das linhas de análise que atravessam este debate. Nele as problemáticas de competitividade e cidadania são consideradas dimensões articuláveis através de um novo papel que a educação e a formação deverão necessariamente assumir..Assunto - Nome comum: Educação | Cidadania | Competitividade | Formação profissional | Exclusão social | Desigualdade social | Portugal Classificação: 06.01 Tipo de documento:Tipo de documento | Biblioteca | Cota | Estado | Data de devolução | Código de barras | |
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MESICT | Não emprestável | BIB107133 |
Passadas quase duas décadas de hegemonia ideológica neoliberal, são hoje visíveis, nomeadamente através dos indicadores disponíveis relativos às desigualdades e à exclusão social, os efeitos das políticas que promoveram a precarização do emprego e vulnerabilização de outros direitos sociais. A equação competitividade cidadania parece assim expressar a única alternativa capaz de constituir um novo consenso social. O texto que aqui se desenvolve procura precisamente enunciar algumas das linhas de análise que atravessam este debate. Nele as problemáticas de competitividade e cidadania são consideradas dimensões articuláveis através de um novo papel que a educação e a formação deverão necessariamente assumir.