Da exclusão à integração : estudo de um projecto de formação para jovens com baixa escolaridade / Manuela Prudêncio ; coord. Luísa Nunes
Idioma: Português.País: Portugal.Publicação: Lisboa : INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, 2001Descrição: 60 p. ; 30 cmISBN: 9729757941.Resumo: O presente estudo tem por base um projecto dirigido a um público jovem que congrega problemas de dimensão tripla: abandono escolar sem diploma do ensino básico, ausência de qualquer tipo de formação qualificante e risco de exclusão social. Procura explicar os novos desafios que se colocam ao processo formativo e aos seus actores. A selecção deste projecto, realizado no âmbito da Iniciativa Comunitária Emprego, eixo Youthstar, baseou-se no facto de ter sido considerado um projecto inovador e com sucesso.; É uma abordagem cujos programas de formação se vão adequando ao longo da formação, face aos ritmos de aprendizagem e às contribuições dos formandos, que se tornam actores activos, agentes do seu próprio desenvolvimento. O papel do formador também muda, nesta abordagem, cabendo-lhe mediar as relações entre a família e a escola, entre formandos, entre os formadores, enfim entre estes jovens e o mundo exterior, num processo de ressocialização, tornando-se assim num "animador/mediador"..Assunto - Nome comum: Projetos de formação | Inovações na formação | Juventude | Abandono dos estudos | Desemprego de jovens | Exclusão social | Aprendizagem | Formação de jovens | Inserção profissional | Formação-emprego | Formadores-formandos | Métodos pedagógicos | Desenvolvimento curricular | Programa YOUTHSTART | Portugal Classificação: 06.04 Tipo de documento:Tipo de documento | Biblioteca | Cota | Estado | Data de devolução | Código de barras | |
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MESICT | 28233 | Disponível | BIB104596 |
Projecto Metodologias de Formação e Desenvolvimento Curricular
O presente estudo tem por base um projecto dirigido a um público jovem que congrega problemas de dimensão tripla: abandono escolar sem diploma do ensino básico, ausência de qualquer tipo de formação qualificante e risco de exclusão social. Procura explicar os novos desafios que se colocam ao processo formativo e aos seus actores. A selecção deste projecto, realizado no âmbito da Iniciativa Comunitária Emprego, eixo Youthstar, baseou-se no facto de ter sido considerado um projecto inovador e com sucesso.
É uma abordagem cujos programas de formação se vão adequando ao longo da formação, face aos ritmos de aprendizagem e às contribuições dos formandos, que se tornam actores activos, agentes do seu próprio desenvolvimento. O papel do formador também muda, nesta abordagem, cabendo-lhe mediar as relações entre a família e a escola, entre formandos, entre os formadores, enfim entre estes jovens e o mundo exterior, num processo de ressocialização, tornando-se assim num "animador/mediador".