CATálogo Bibliográfico na área Económico-SOCial (CATESOC)

Educação escolar nas prisões / José M. Teles Sampaio

Nível de conjunto: Nº 36 (Julho-Setembro 2000), p. 44-48, Formar : revista dos formadores|. - Lisboa. - ISSN 0872-4989Ligado a: Formar : revista dos formadores|. - Lisboa. - ISSN 0872-4989, Nº 36 (Julho-Setembro 2000), p. 44-48Autor principal: Sampaio, José M. TelesIdioma: Português.País: Portugal.Resumo: Este artigo chama-nos a atenção para a "discriminação nos acessos" isto é a marginalização dos reclusos pela sociedade. Perante esta realidade começou a surgir a necessidade de uma maior abertura da prisão à sociedade civil, estabelecendo-se novos tipos de relações, com o objectivo da readaptação e reinserção social do recluso. Daí que o Ministério da Educação e o Ministério da Justiça tenham proposto a instituição de cursos de educação escolar orientados para o desenvolvimento de valores, atitudes, capacidades e competências que favoreçam a adaptabilidade do recluso na sociedade civil. É prioritário o desenvolvimento de um sistema integrado de educação-formação que visa proporcionar a cada recluso uma formação global escolar e uma qualificação profissional inicial..Assunto - Nome comum: Formação de reclusos | Necessidades de formação | Objetivos da formação | Educação de adultos | Reinserção profissional | Portugal Classificação: 06.09.1 Tipo de documento:
Pontuação
    Classificação média: 0.0 (0 votos)
Exemplares
Tipo de documento Biblioteca Cota Estado Data de devolução Código de barras
Analítico de Revista Analítico de Revista MESICT Não emprestável BIB104194

Este artigo chama-nos a atenção para a "discriminação nos acessos" isto é a marginalização dos reclusos pela sociedade. Perante esta realidade começou a surgir a necessidade de uma maior abertura da prisão à sociedade civil, estabelecendo-se novos tipos de relações, com o objectivo da readaptação e reinserção social do recluso. Daí que o Ministério da Educação e o Ministério da Justiça tenham proposto a instituição de cursos de educação escolar orientados para o desenvolvimento de valores, atitudes, capacidades e competências que favoreçam a adaptabilidade do recluso na sociedade civil. É prioritário o desenvolvimento de um sistema integrado de educação-formação que visa proporcionar a cada recluso uma formação global escolar e uma qualificação profissional inicial.