CATálogo Bibliográfico na área Económico-SOCial (CATESOC)

Sociologia, formação e mudança / Ana Benavente

Nível de conjunto: Revista Inovação, Lisboa, 2 (1) 1989, p. 17-21Autor principal: Benavente, AnaIdioma: Português.Resumo: Para mudar a escola, devem mudar-se as práticas dos protagonistas da instituição. A mudança das estruturas não acarreta imediatamente mudanças de práticas, mas estas por si só também não podem mudar a escola. A importância dos professores na mudança e na inovação das práticas é crucial. Se a formação dos professores pretende facilitar a mudança, deve ser cultural e sociopedagógica; as suas metodologias fundamentar-se-ão na formação profissional e na educação de adultos, em pedagogias activas centradas no sujeito em formação. Devem articular-se a acção e a reflexão, a teoria e a prática. A afirmação da necessária dimensão social e cultural na formação dos professores evidência a importância da sociologia na formação para a mudança. Os domínios da sociologia que interessam a formação dos professores para a mudança são a sociologia do conhecimento, a da família, a das profissões, a das organizações, a das representações e das práticas sociais..Assunto - Nome comum: Sociologia da educação | Formação de professores | Métodos pedagógicos Classificação: 06.01 Tipo de documento:
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Para mudar a escola, devem mudar-se as práticas dos protagonistas da instituição. A mudança das estruturas não acarreta imediatamente mudanças de práticas, mas estas por si só também não podem mudar a escola. A importância dos professores na mudança e na inovação das práticas é crucial. Se a formação dos professores pretende facilitar a mudança, deve ser cultural e sociopedagógica; as suas metodologias fundamentar-se-ão na formação profissional e na educação de adultos, em pedagogias activas centradas no sujeito em formação. Devem articular-se a acção e a reflexão, a teoria e a prática. A afirmação da necessária dimensão social e cultural na formação dos professores evidência a importância da sociologia na formação para a mudança. Os domínios da sociologia que interessam a formação dos professores para a mudança são a sociologia do conhecimento, a da família, a das profissões, a das organizações, a das representações e das práticas sociais.