CATálogo Bibliográfico na área Económico-SOCial (CATESOC)

A sociologia e o ensino secundário / [ed. lit.] Associação Portuguesa de Sociologia

Colectividade-autor (secundária): Associação Portuguesa de SociologiaIdioma: Português.País: Portugal.Publicação: Oeiras : Celta, 1999Descrição: IX, 175 p. ; 23 cmISBN: 972774026X.Resumo: Os textos aqui reunidos, abordados no Encontro - a Sociologia e o Ensino Secundário - têm por objectivo: apurar os pressupostos e as condições em que o saber sociológico se inscreve no sistema de disciplinas curriculares do ensino secundário e conhecer o grupo de docentes responsável pela sua transmissão; analisar o modo como o saber sociológico é concebido e apresentado nos manuais escolares e como depois é retraduzido e organizado pelos próprios professores no contexto das suas práticas pedagógicas; conhecer as experiências e expectativas geradas por este saber específico, de um lado, junto dos seus principais destinatários, os próprios alunos, e, do outro, junto dos docentes do ensino superior que, no primeiro ano das licenciaturas em sociologia, são responsáveis pela iniciação dos recém-chegados do secundário nesta disciplina; finalmente, reportar a reflexão sobre a situação da sociologia no ensino secundário ao próprio estado actual da sociologia em Portugal..Assunto - Nome comum: Ensino secundário | Ensino superior | Sociologia | Portugal Classificação: 06.05 Tipo de documento:
Pontuação
    Classificação média: 0.0 (0 votos)
Exemplares
Tipo de documento Biblioteca Cota Estado Data de devolução Código de barras
Livro Livro MESICT 27497 Disponível BIB099008

Os textos aqui reunidos, abordados no Encontro - a Sociologia e o Ensino Secundário - têm por objectivo: apurar os pressupostos e as condições em que o saber sociológico se inscreve no sistema de disciplinas curriculares do ensino secundário e conhecer o grupo de docentes responsável pela sua transmissão; analisar o modo como o saber sociológico é concebido e apresentado nos manuais escolares e como depois é retraduzido e organizado pelos próprios professores no contexto das suas práticas pedagógicas; conhecer as experiências e expectativas geradas por este saber específico, de um lado, junto dos seus principais destinatários, os próprios alunos, e, do outro, junto dos docentes do ensino superior que, no primeiro ano das licenciaturas em sociologia, são responsáveis pela iniciação dos recém-chegados do secundário nesta disciplina; finalmente, reportar a reflexão sobre a situação da sociologia no ensino secundário ao próprio estado actual da sociologia em Portugal.