Ensino experimental e construção de saberes : actas do Seminário realizado em 21 de Maio de 1999 / [org.] Conselho Nacional de Educação [do] Ministério da Educação
Idioma: Português.País: Portugal.Publicação: Lisboa : ME. CNE, 1999Descrição: 183 p. ; 24 cmISBN: 972836009X.Coleção: Seminários e colóquiosResumo: O seminário promovido pelo Conselho Nacional de Educação, a 27 de Maio de 1999, sobre "Ensino experimental e construção de saberes", desenvolveu-se entre dois polos : as exigências da educação científica e do trabalho experimental, por um lado, e o conhecimento da realidade portuguesa, por outro. Procurou-se, numa primeira parte, elucidar e debater o conceito de ciência, à luz das perspectivas epistemológicas mais recentes, assim como as implicações da teoria e método científicos na vida das escolas, na relação educativa, nos processos de aprendizagem. Numa segunda parte, procurou examinar-se o que se passa, sob o ângulo do ensino experimental, nos estabelecimentos de ensino, dos equipamentos e dos modelos de formação de professores..Assunto - Nome comum: Política de educação | Ciência | Inovações pedagógicas | Objetivos da educação | Aprendizagem pela experiência | Inquéritos | Ensino básico | Ensino secundário | Seminários | Atas | Portugal Classificação: 06.02 Tipo de documento:Tipo de documento | Biblioteca | Cota | Estado | Data de devolução | Código de barras | |
---|---|---|---|---|---|---|
![]() |
MESICT | 27486 | Disponível | BIB098948 |
O seminário promovido pelo Conselho Nacional de Educação, a 27 de Maio de 1999, sobre "Ensino experimental e construção de saberes", desenvolveu-se entre dois polos : as exigências da educação científica e do trabalho experimental, por um lado, e o conhecimento da realidade portuguesa, por outro. Procurou-se, numa primeira parte, elucidar e debater o conceito de ciência, à luz das perspectivas epistemológicas mais recentes, assim como as implicações da teoria e método científicos na vida das escolas, na relação educativa, nos processos de aprendizagem. Numa segunda parte, procurou examinar-se o que se passa, sob o ângulo do ensino experimental, nos estabelecimentos de ensino, dos equipamentos e dos modelos de formação de professores.