A educação escolar em mudança / Fernando H. S. Serra ; coord. M.Manuela Machado da Silva
Idioma: Português.País: Portugal.Publicação: Lisboa : ISCSP, 1998Descrição: 2 vol. (424, 569 p.) ; 24 cmISBN: 9729229554.Resumo: Título que encerra em dois volumes três trabalhos que abordam aspectos distintos da mudança educativa, do sistema educativo e suas reformas bem como das problemáticas da área da educação escolar. No primeiro "A construção sócio-política das concepções educativas - o caso do ensino primário em Portugal no pós 25 de Abril de 1974", o autor traça um quadro geral da problemática da educação escolar na sociedade, aborda a questão da construção sócio-política das concepções educativas e a evolução das mesmas no períuodo que define. A segunda dissertação "Professores e Prática Pedagógica na Escola de Massas", tem como objecto o docente do ensino básico e nela a autora passa pela reforma do sistema educativo e pelo papel que é atribuido ao professor e reflecte sobre as problemáticas que envolvem a função docente, entre outras, carreira profissional, práticas pedagógicas, mudanças educativas e participação na organização escolar. No último texto que compõe esta obra : "Ensino Secundário - Escolha e Representações Sociais num Contexto de Reforma" a autora investiga sobre as questões que levam os jonens, ao terminarem os seus primeiros nove anos de escolariedade, a optarem por uma determinada área de ensino para a continuação dos seus estudos, procurando analisar os elemrentos que intervêm nesse processo..Assunto - Nome comum: Educação | Sistemas educativos | Ensino básico | Política de educação | Poder político | Sociologia da educação | Métodos pedagógicos | Professores | Portugal | Carreiras profissionais | Ensino secundário | Métodos pedagógicos | Formação de professores | Aspetos políticos | Aspetos sociais | Escolas | Investigação social Classificação: 06.01 Tipo de documento:Tipo de documento | Biblioteca | Cota | Estado | Data de devolução | Código de barras | |
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MESICT | 27184-1 | Disponível | BIB072844 | ||
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MESICT | 27184-2 | Disponível | BIB072845 |
Título que encerra em dois volumes três trabalhos que abordam aspectos distintos da mudança educativa, do sistema educativo e suas reformas bem como das problemáticas da área da educação escolar. No primeiro "A construção sócio-política das concepções educativas - o caso do ensino primário em Portugal no pós 25 de Abril de 1974", o autor traça um quadro geral da problemática da educação escolar na sociedade, aborda a questão da construção sócio-política das concepções educativas e a evolução das mesmas no períuodo que define. A segunda dissertação "Professores e Prática Pedagógica na Escola de Massas", tem como objecto o docente do ensino básico e nela a autora passa pela reforma do sistema educativo e pelo papel que é atribuido ao professor e reflecte sobre as problemáticas que envolvem a função docente, entre outras, carreira profissional, práticas pedagógicas, mudanças educativas e participação na organização escolar. No último texto que compõe esta obra : "Ensino Secundário - Escolha e Representações Sociais num Contexto de Reforma" a autora investiga sobre as questões que levam os jonens, ao terminarem os seus primeiros nove anos de escolariedade, a optarem por uma determinada área de ensino para a continuação dos seus estudos, procurando analisar os elemrentos que intervêm nesse processo.