Stress profissional dos formadores de pessoas com deficiência mental / Adelaide Claudino
Nível de conjunto: Nº 12 (Janeiro-Abril 1997), p. 46-49, Integrar|. - Lisboa. - ISSN 0872-4865Ligado a: Integrar|. - Lisboa. - ISSN 0872-4865, Nº 12 (Janeiro-Abril 1997), p. 46-49Idioma: Português.País: Portugal.Resumo: Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre o stress dos formadores de jovens com deficiência intelectual. A escassez da literatura encontra sobre estes profissionais provocou uma análise empírica, bem como, uma análise conceptual da temática em estudo regular. Neste sentido salienta-se a presença de factores cognitivos e organizacionais no stress e satisfação profissional dos formadores. O stress profissional dos formadores de pessoas com deficiência resulta de múltiplos factores (individuais, psicossociais e organizacional). Ao nível das aplicações práticas dever-se-ão identificar quatro populações alvo: os formadores, cada um deverá ser responsável pela identificação dos factores potencialmente causadores de stress; os directores/gestores das entidades de formação, sugere-se o desenvolvimento de estratégias de prevenção, através da promoção de actividades preventivas de stress; o governo central e local, estudo dos efeitos da implementação de políticas de educação/formação; e por último, a formação de formadores, incluir nos conteúdos programáticos, a antecipação de factores que possam contribuir para o stress e fornecer instrumentos didácticos de diferentes mecanismos de redução de stress para que possam escolher o mais indicado..Assunto - Nome comum: Formadores | Pessoas com deficiência | Stresse | Doenças profissionais Classificação: 06.06.3 Tipo de documento:Tipo de documento | Biblioteca | Cota | Estado | Data de devolução | Código de barras | |
---|---|---|---|---|---|---|
![]() |
MESICT | Não emprestável | BIB029528 |
Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre o stress dos formadores de jovens com deficiência intelectual. A escassez da literatura encontra sobre estes profissionais provocou uma análise empírica, bem como, uma análise conceptual da temática em estudo regular. Neste sentido salienta-se a presença de factores cognitivos e organizacionais no stress e satisfação profissional dos formadores. O stress profissional dos formadores de pessoas com deficiência resulta de múltiplos factores (individuais, psicossociais e organizacional). Ao nível das aplicações práticas dever-se-ão identificar quatro populações alvo: os formadores, cada um deverá ser responsável pela identificação dos factores potencialmente causadores de stress; os directores/gestores das entidades de formação, sugere-se o desenvolvimento de estratégias de prevenção, através da promoção de actividades preventivas de stress; o governo central e local, estudo dos efeitos da implementação de políticas de educação/formação; e por último, a formação de formadores, incluir nos conteúdos programáticos, a antecipação de factores que possam contribuir para o stress e fornecer instrumentos didácticos de diferentes mecanismos de redução de stress para que possam escolher o mais indicado.