CATálogo Bibliográfico na área Económico-SOCial (CATESOC)

Uma nova formação profissional para um novo mercado de trabalho / Acácio Ferreira Duarte

Nível de conjunto: Nº 21 (Dezembro 1996), p. 4-23, Formar : revista dos formadores|. - Lisboa. - ISSN 0872-4989Ligado a: Formar : revista dos formadores|. - Lisboa. - ISSN 0872-4989, Nº 21 (Dezembro 1996), p. 4-23Autor principal: Duarte, Acácio FerreiraIdioma: Português.País: Portugal.Resumo: Este artigo refere alguns conceitos na área da formação-emprego que, ao longo dos anos 90, têm evoluídi. A noção estrita de "mercado de emprego" deu lugar a uma noção mais ampla de "mercado de trabalho". Actualmente, exige-se um novo conceito de formação profissional que faça a fusão dos conceitos educação-ensino-formação profissional, no qual a formação inicial de jovens seja entendida como preparação para a vida adulta e de trabalho. A formação profissional contínua deverá centrar-se na formação de activos e, em articulação com o sistema de educação recorrente do Ministério da Educação, permitir o aperfeiçoamento das qualificações profissionais, em simultâneo desenvolvendo o nível de instrução. Na que diz respeito à "competência profissional" o indivíduo deverá ser entendido no seu todo: nas suas qualidades técnicas, socioprofissionais e básicas.Assunto - Nome comum: Formação profissional | Formação inicial | Formação profissional contínua | Qualificações profissionais | Mercado de trabalho Classificação: 06.10 Tipo de documento:
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Este artigo refere alguns conceitos na área da formação-emprego que, ao longo dos anos 90, têm evoluídi. A noção estrita de "mercado de emprego" deu lugar a uma noção mais ampla de "mercado de trabalho". Actualmente, exige-se um novo conceito de formação profissional que faça a fusão dos conceitos educação-ensino-formação profissional, no qual a formação inicial de jovens seja entendida como preparação para a vida adulta e de trabalho. A formação profissional contínua deverá centrar-se na formação de activos e, em articulação com o sistema de educação recorrente do Ministério da Educação, permitir o aperfeiçoamento das qualificações profissionais, em simultâneo desenvolvendo o nível de instrução. Na que diz respeito à "competência profissional" o indivíduo deverá ser entendido no seu todo: nas suas qualidades técnicas, socioprofissionais e básicas