Formação em alternância : analisar os conceitos, orientar as práticas / Paulo Pedroso
Nível de conjunto: Nº 17 (Janeiro 1996), p. 6-16, Formar : revista dos formadores|. - Lisboa. - ISSN 0872-4989Ligado a: Formar : revista dos formadores|. - Lisboa. - ISSN 0872-4989, Nº 17 (Janeiro 1996), p. 6-16Idioma: Português.País: Portugal.Resumo: Este artigo clarifica noções e reflecte sobre a formação em alternância, partindo da experiência alemã com o sistema dual. Nos anos oitenta com o crescimento do desemprego de jovens houve necessidade de uma aproximação entre a formação e o emprego. A formação em alternância exige dos agentes envolvidos em cada contexto de formação, um elevado grau de especialização e o conhecimento mútuo das esferas de competência. O artigo apresenta um quadro com os modelos pedagógicos da formação em alternância: alternância implícita, estágios de aplicação prática de conhecimentos, alternância justaposta, alternância por associação, articulação de componentes; alternância interactiva..Assunto - Nome comum: Formação profissional | Formação alternada | Sistema dual | Desemprego de jovens | Formação-emprego Classificação: 06.09.1 Tipo de documento:Tipo de documento | Biblioteca | Cota | Estado | Data de devolução | Código de barras | |
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MESICT | Não emprestável | BIB025581 |
Este artigo clarifica noções e reflecte sobre a formação em alternância, partindo da experiência alemã com o sistema dual. Nos anos oitenta com o crescimento do desemprego de jovens houve necessidade de uma aproximação entre a formação e o emprego. A formação em alternância exige dos agentes envolvidos em cada contexto de formação, um elevado grau de especialização e o conhecimento mútuo das esferas de competência. O artigo apresenta um quadro com os modelos pedagógicos da formação em alternância: alternância implícita, estágios de aplicação prática de conhecimentos, alternância justaposta, alternância por associação, articulação de componentes; alternância interactiva.