CATálogo Bibliográfico na área Económico-SOCial (CATESOC)

Trabalho, emprego e transformações sociais em Portugal : trajectórias e dilemas do seu estudo / Maria João Rodrigues, Marinús Pires de Lima

Nível de conjunto: Análise social|, 23 (95) 1987, p. 119-149Ligado a: Análise social|, 23 (95) 1987, p. 119-149Autor principal: Rodrigues, Maria JoãoCo-autor: Lima, Marinus Pires deIdioma: Português.País: Portugal.ISSN: 0003-2573.Resumo: Os autores apresentam um balanço histórico e crítico do desenvolvimento das ciências sociais em Portugal, nomeadamente da sociologia e da economia, em torno da problemática do trabalho e do emprego. A periodização proposta procura articular o percurso daquelas disciplinas com a evolução do contexto de maturação do capitalismo industrial e da expansão das classes assalariadas urbanas. Evidenciam-se sucessivamente as diversas opções temáticas e orientações metedológicas, dando conta dos principais autores, obras e instituições de ensino e investigação e outras iniciativas científicas. A conclusão analisa os pontos fortes adquiridos, as insuficiências e as principais perspectivas que se abrem para o futuro nas temáticas do trabalho e do emprego..Assunto - Nome comum: Trabalho | Emprego | Mudança social | Aspetos sociológicos | Aspetos históricos | Portugal Classificação: 13.01.3 Tipo de documento:
Pontuação
    Classificação média: 0.0 (0 votos)
Exemplares
Tipo de documento Biblioteca Cota Estado Data de devolução Código de barras
Analítico de Revista Analítico de Revista MESICT Não emprestável BIB000237

Os autores apresentam um balanço histórico e crítico do desenvolvimento das ciências sociais em Portugal, nomeadamente da sociologia e da economia, em torno da problemática do trabalho e do emprego. A periodização proposta procura articular o percurso daquelas disciplinas com a evolução do contexto de maturação do capitalismo industrial e da expansão das classes assalariadas urbanas. Evidenciam-se sucessivamente as diversas opções temáticas e orientações metedológicas, dando conta dos principais autores, obras e instituições de ensino e investigação e outras iniciativas científicas. A conclusão analisa os pontos fortes adquiridos, as insuficiências e as principais perspectivas que se abrem para o futuro nas temáticas do trabalho e do emprego.