CATálogo Bibliográfico na área Económico-SOCial (CATESOC)

O professorado : entrevista ao professor António Nóvoa : titular da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação de Lisboa, actualmente nos Estados Unidos como professor convidado da Universidade de Winsconsin / entrevistador Jorge Russell

Nível de conjunto: Nº 5 (Julho-Dezembro 1994), p. 19-32, Forum sociológico|. - LisboaLigado a: Forum sociológico|. - Lisboa, Nº 5 (Julho-Dezembro 1994), p. 19-32Autor principal: Nóvoa, AntónioAutor secundário: RUSSELL, JorgeIdioma: Português.País: Portugal.Resumo: Esta entrevista gira em torno de duas grandes questões que ocorrem actualmente no ensino: a reforma do sistema educativo e a formação de professores. Segundo o autor, o lugar da formação é na Universidade devendo para tal, ser criada uma rede coerente de formação integrada no ensino universitário. Ou seja, não uma formação só do ponto de vista pedagógico, mas também científico. Quanto ao sistema educativo, o entrevistado critica sua centralização, dado que os estabelecimentos de ensino devendo estar dotados de margens de autonomia, margens de concepção de currículos e de organização de programas. Facto que traz consequências para o professorado - estão extremamente dependentes na concepção dos programas, ausência de autonomia profissional e ausência de responsabilização científica..Assunto - Nome comum: Reforma do ensino | Formação de professores | Estabelecimentos de ensino | Administração da educação | Sistemas educativos | Política de educação | Portugal Classificação: 06.01 Tipo de documento:
Pontuação
    Classificação média: 0.0 (0 votos)
Exemplares
Tipo de documento Biblioteca Cota Estado Data de devolução Código de barras
Analítico de Revista Analítico de Revista MESICT Não emprestável BIB023757

Esta entrevista gira em torno de duas grandes questões que ocorrem actualmente no ensino: a reforma do sistema educativo e a formação de professores. Segundo o autor, o lugar da formação é na Universidade devendo para tal, ser criada uma rede coerente de formação integrada no ensino universitário. Ou seja, não uma formação só do ponto de vista pedagógico, mas também científico. Quanto ao sistema educativo, o entrevistado critica sua centralização, dado que os estabelecimentos de ensino devendo estar dotados de margens de autonomia, margens de concepção de currículos e de organização de programas. Facto que traz consequências para o professorado - estão extremamente dependentes na concepção dos programas, ausência de autonomia profissional e ausência de responsabilização científica.