O ensino em revista : selecção de imprensa / Nuno Ribeiro
Nível de conjunto: ENSINUS - Gestão e Participações. - Lisboa. - ISSN 118074. - Ano 1, nº 1 (Junho 1994), p. 7-14Idioma: Português.País: Portugal.Resumo: Nesta selecção de imprensa são abordados vários aspectos relacionados com o ensino em Portugal. No primeiro texto, o entrevistado defende que o sector privado pode e deve administrar o ensino superior público. A segunda apela a um maior empenho do governo, através de um reforço orçamental às Escolas, de modo a levar a bom termo a Reforma Educativa. Segue-se um artigo sobre a relação entre os programas dados nos cursos de gestão e a realidade do mundo do trabalho. A avaliação do desempenho das Escolas profissionais e o seu financiamento é outro dos assuntos focados neste conjunto de matérias. Finalmente é abordada a questão das propinas e o desenvolvimento da educação. O autor questiona se a reivindicaçaõ dos alunos estará a ser objectiva quando problematizam o quantitativo da propina, ou se não deveriam antes exigir que os governantes investissem as verbas comunitárias em equipamentos e na preparação intelectual dos seus componentes..Assunto - Nome comum: Ensino superior | Ensino público | Ensino particular | Financiamento | Reforma do ensino | Ensino secundário | Ensino básico | Relação empresas-universidades | Programa de estudos | Desenvolvimento intelectual | Política de educação | Portugal Classificação: 06.01 Tipo de documento:Tipo de documento | Biblioteca | Cota | Estado | Data de devolução | Código de barras | |
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MESICT | Não emprestável | BIB023719 |
Nesta selecção de imprensa são abordados vários aspectos relacionados com o ensino em Portugal. No primeiro texto, o entrevistado defende que o sector privado pode e deve administrar o ensino superior público. A segunda apela a um maior empenho do governo, através de um reforço orçamental às Escolas, de modo a levar a bom termo a Reforma Educativa. Segue-se um artigo sobre a relação entre os programas dados nos cursos de gestão e a realidade do mundo do trabalho. A avaliação do desempenho das Escolas profissionais e o seu financiamento é outro dos assuntos focados neste conjunto de matérias. Finalmente é abordada a questão das propinas e o desenvolvimento da educação. O autor questiona se a reivindicaçaõ dos alunos estará a ser objectiva quando problematizam o quantitativo da propina, ou se não deveriam antes exigir que os governantes investissem as verbas comunitárias em equipamentos e na preparação intelectual dos seus componentes.