A composição social dos estudantes inscritos pela primeira vez no primeiro ano dos estabelecimentos de ensino público : as probalidades de acesso (1ª parte) / Ema Leandro
Nível de conjunto: Nº 4 (Janeiro-Junho 1994), p. 125-146, Forum sociológico|. - LisboaLigado a: Forum sociológico|. - Lisboa, Nº 4 (Janeiro-Junho 1994), p. 125-146Idioma: Português.País: Portugal.Resumo: Este artigo baseia-se em material sociológico empírico de primeira mão, obtido através de inquéritos por questionário, efectuados em 1984/85, com vista a um estudo sobre o acesso ao ensino superior português, seus condicionantes sistémicos e societais. Assim, apresentam-se os resultados respeitantes às origens sociais dos estudantes colocados pela primeira vez no ensino superior público. A caracterização sociográfica do núcleo conjugal e do grupo doméstico de origem pai e mãe do inquirido. As conclusões das análises efectuadas são as seguintes: as oportunidades que um indivíduo tem de entrar no ensino superior são tanto maiores quanto maior for o nível de escolaridade do pai; a idade média dos indivíduos que representam do ensino superior baixa a medida que o "status" social dos pais cresce, sendo tanto menor quanto maior for o nível de escolaridade médio do núcleo conjugal do grupo doméstico de origem; a relativa estabilidade da estrutura hierarquizada das oportunidades de acesso..Assunto - Nome comum: Acesso à educação | Política de educação | Ensino superior | Aspetos culturais | Aspetos sociais | Insucesso escolar | Questionários | Papel da família Classificação: 06.02 Tipo de documento:Tipo de documento | Biblioteca | Cota | Estado | Data de devolução | Código de barras | |
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MESICT | Não emprestável | BIB023505 |
Este artigo baseia-se em material sociológico empírico de primeira mão, obtido através de inquéritos por questionário, efectuados em 1984/85, com vista a um estudo sobre o acesso ao ensino superior português, seus condicionantes sistémicos e societais. Assim, apresentam-se os resultados respeitantes às origens sociais dos estudantes colocados pela primeira vez no ensino superior público. A caracterização sociográfica do núcleo conjugal e do grupo doméstico de origem pai e mãe do inquirido. As conclusões das análises efectuadas são as seguintes: as oportunidades que um indivíduo tem de entrar no ensino superior são tanto maiores quanto maior for o nível de escolaridade do pai; a idade média dos indivíduos que representam do ensino superior baixa a medida que o "status" social dos pais cresce, sendo tanto menor quanto maior for o nível de escolaridade médio do núcleo conjugal do grupo doméstico de origem; a relativa estabilidade da estrutura hierarquizada das oportunidades de acesso.