CATálogo Bibliográfico na área Económico-SOCial (CATESOC)

Funções públicas e motivações privadas : o caso da procura de ensino / Sérgio Graço

Nível de conjunto: Nº 11 (Abril 1994), p. 19-29, Organizações e trabalho|. - Lisboa. - ISSN 0871-4835Ligado a: Organizações e trabalho|. - Lisboa. - ISSN 0871-4835, Nº 11 (Abril 1994), p. 19-29Autor principal: Graço, SérgioIdioma: Português.País: Portugal.Resumo: O autor analiza a formação da procura do ensino superior a partir de dois casos que envolvem duas oposições consideradas fundamentais : ensino universitário/ensino politécnico; tecnologia/humanidades. O pressuposto teórico de partida prende-se com a importância do conhecimento científico dos processos sociais nos domínios da acção estatal. O bem "ensino" é concebido enquanto produto de interacção existente entre as intenções do Estado e a conduta dos actores sociais envolvidos, professores e alunos. A metodologia adoptada foi, para o primeiro caso, a análise das séries cronológicas de matriculados (1929-91) em três localidades (Lisboa, Coimbra e Porto) e, no segundo caso, a análise do resultado dos dois inquéritos, um realizado por uma equipa do Instituto da Prospectiva, o outro realizado pelo Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação às populações escolarizadas dos diversos graus de ensino. Em conclusão o autor chama a atenção para a importância de estudos desta natureza porque correspondem a uma das condições para que tenha lugar uma boa "interacção" entre o bem que é oferecido, neste caso o ensino, e sua apropriação pelos agentes da procura..Assunto - Nome comum: Necessidades de educação | Formação-emprego | Ensino superior | Ensino politécnico | Formação técnica | Ciências sociais | Estudo de caso | Metodologia | Portugal Classificação: 06.01 Tipo de documento:
Pontuação
    Classificação média: 0.0 (0 votos)
Exemplares
Tipo de documento Biblioteca Cota Estado Data de devolução Código de barras
Analítico de Revista Analítico de Revista MESICT Não emprestável BIB023464

O autor analiza a formação da procura do ensino superior a partir de dois casos que envolvem duas oposições consideradas fundamentais : ensino universitário/ensino politécnico; tecnologia/humanidades. O pressuposto teórico de partida prende-se com a importância do conhecimento científico dos processos sociais nos domínios da acção estatal. O bem "ensino" é concebido enquanto produto de interacção existente entre as intenções do Estado e a conduta dos actores sociais envolvidos, professores e alunos. A metodologia adoptada foi, para o primeiro caso, a análise das séries cronológicas de matriculados (1929-91) em três localidades (Lisboa, Coimbra e Porto) e, no segundo caso, a análise do resultado dos dois inquéritos, um realizado por uma equipa do Instituto da Prospectiva, o outro realizado pelo Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação às populações escolarizadas dos diversos graus de ensino. Em conclusão o autor chama a atenção para a importância de estudos desta natureza porque correspondem a uma das condições para que tenha lugar uma boa "interacção" entre o bem que é oferecido, neste caso o ensino, e sua apropriação pelos agentes da procura.