CATálogo Bibliográfico na área Económico-SOCial (CATESOC)

A educação em Portugal no limiar do século XXI : perspectivas de desenvolvimento futuro / José Alberto Correia

Nível de conjunto: Nº 2 (1994), p. 7-30, Educação sociedade e culturas|. - Porto. - ISSN 0872-7643Ligado a: Educação sociedade e culturas|. - Porto. - ISSN 0872-7643, Nº 2 (1994), p. 7-30Autor principal: Correia, José AlbertoIdioma: Português.País: Portugal.Resumo: A década de 80 foi particularmente profícua na produção de discursos educativos que, em nome do pragmatismo, ocultam as opções societais associadas às políticas educativas que eles vinculam e legitimam. O apelo à flexibilização do emprego, à valorização das valências instrumentais da Ciência e à aceitação crítica das dimensões gestionárias das linguagens pedagógicas constituem alguns dos seus pilares fundamentais. A análise crítica dos pressupostos destes discursos é imprescindível à estruturação de um discurso da utopia realizável que contribua para a visibilidade social de práticas alternativas ao pragmatismo dominante. Este trabalho, propondo uma reconceptualização das relações entre Educação, Trabalho e Ciência, procura contribuir para esta análise crítica e identificar as alternativas que se apresentam ao campo educativo no limiar do século XXI..Assunto - Nome comum: Política de educação | Reforma do ensino | Recursos da educação | Sistemas educativos | Pessoal docente | Formação-emprego | Portugal Classificação: 06.01 Tipo de documento:
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A década de 80 foi particularmente profícua na produção de discursos educativos que, em nome do pragmatismo, ocultam as opções societais associadas às políticas educativas que eles vinculam e legitimam. O apelo à flexibilização do emprego, à valorização das valências instrumentais da Ciência e à aceitação crítica das dimensões gestionárias das linguagens pedagógicas constituem alguns dos seus pilares fundamentais. A análise crítica dos pressupostos destes discursos é imprescindível à estruturação de um discurso da utopia realizável que contribua para a visibilidade social de práticas alternativas ao pragmatismo dominante. Este trabalho, propondo uma reconceptualização das relações entre Educação, Trabalho e Ciência, procura contribuir para esta análise crítica e identificar as alternativas que se apresentam ao campo educativo no limiar do século XXI.