CATálogo Bibliográfico na área Económico-SOCial (CATESOC)

O papel do formador no sistema de aprendizagem / António Mão de Ferro

Nível de conjunto: Nº 3-4 (Dezembro 1990), p. 157-162, Organizações e trabalho|. - Lisboa. - ISSN 0871-4835Ligado a: Organizações e trabalho|. - Lisboa. - ISSN 0871-4835, Nº 3-4 (Dezembro 1990), p. 157-162Autor principal: Mão de Ferro, AntónioIdioma: Português.País: Portugal.Resumo: O autor aborda as grandes transformações sócio-culturais que têm ocorrido nos últimos decénios, preocupando-se com o impacto dessas mudanças consideráveis na articulação entre os sistemas de Ensino e de Formação. Caracterizando a situação dos jovens que abandonam o sistema formal de ensino e analisando a evolução das chamadas Novas Tecnologias, o autor conclui que existe uma desadequação clara entre as competências apresentadas pelos candidatos ao mercado de emprego e as novas ofertas por este proporcionadas. As respostas a estes problemas terão que ser encontradas no quadro do sistema educativo, no efectivo desenvolvimento duma formação em alternância e, fundamentalmente, num novo e profícuo papel a atribuir ao Formador..Assunto - Nome comum: Formação alternada | Formadores-formandos | Abandono dos estudos | Inserção profissional | Novas tecnologias | Sistemas educativos | Relação escola-empresa | Sistemas de formação Classificação: 06.01 Tipo de documento:
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O autor aborda as grandes transformações sócio-culturais que têm ocorrido nos últimos decénios, preocupando-se com o impacto dessas mudanças consideráveis na articulação entre os sistemas de Ensino e de Formação. Caracterizando a situação dos jovens que abandonam o sistema formal de ensino e analisando a evolução das chamadas Novas Tecnologias, o autor conclui que existe uma desadequação clara entre as competências apresentadas pelos candidatos ao mercado de emprego e as novas ofertas por este proporcionadas. As respostas a estes problemas terão que ser encontradas no quadro do sistema educativo, no efectivo desenvolvimento duma formação em alternância e, fundamentalmente, num novo e profícuo papel a atribuir ao Formador.