A situação dos jovens em Portugal : transição entre a escola e a vida profissional, 1983-1990 / Hermínia Galvão Correia... [et al.]
Idioma: Português.País: Portugal.Publicação: Lisboa : Ministério do Emprego e da Segurança Social. Serviço de Informação Científica e Técnica, 1992Descrição: 103 p. ; 1992ISBN: 9727041078.Coleção: Estudos, 7, Série D - Emprego, formação e reabilitação profissionalResumo: O presente trabalho constitui uma análise sobre a situação dos jovens em Portugal face ao mercado de trabalho, em especial no que respeita ao percurso de transição entre a vida escolar e a vida profissional. Este trabalho engloba, nomeadamente, uma análise estatística de caracterização da população jovem, a descrição dos sistemas de ensino e de formação profissional, bem como um levantamento das medidas de política dirigidas à população jovem, essencialmente no âmbito do emprego e formação profissional. O capítulo final apresenta as principais conclusões extraídas, assim como algumas recomendações de medidas, quer no âmbito do sistema educativo, quer no âmbito da inserção profissional da população jovem..Assunto - Nome comum: Inserção profissional | Juventude | Sistemas educativos | Sistemas de formação | Política de emprego | Política de formação | Mercado de trabalho | Dados estatísticos | Portugal Classificação: 14.02.1 Tipo de documento:Tipo de documento | Biblioteca | Cota | Estado | Data de devolução | Código de barras | |
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MESICT | 21597 | Disponível | BIB013308 |
O presente trabalho constitui uma análise sobre a situação dos jovens em Portugal face ao mercado de trabalho, em especial no que respeita ao percurso de transição entre a vida escolar e a vida profissional. Este trabalho engloba, nomeadamente, uma análise estatística de caracterização da população jovem, a descrição dos sistemas de ensino e de formação profissional, bem como um levantamento das medidas de política dirigidas à população jovem, essencialmente no âmbito do emprego e formação profissional. O capítulo final apresenta as principais conclusões extraídas, assim como algumas recomendações de medidas, quer no âmbito do sistema educativo, quer no âmbito da inserção profissional da população jovem.