Detalhes MARC
000 -Etiqueta do registo |
Cabeçalho |
03854nam a2200469 4500 |
001 - Identificador do registo |
Campo de controlo |
28910 |
010 ## - Número internacional normalizado dos livros (ISBN) |
Número (ISBN) |
9727323332 |
021 ## - Número do Depósito Legal |
Código do país |
Portugal |
Número |
133841/99 |
090 ## - System Control Numbers (Koha) |
Koha biblioitem number (autogenerated) |
28910 |
100 ## - Dados gerais de processamento |
Dados gerais de processamento |
19990309d1998 k a0pory5003 ba |
101 0# - Língua de publicação |
Língua do texto, banda sonora, etc. |
Português |
102 ## - Pais de publicação ou produção |
País de publicação |
Portugal |
200 1# - Titulo e menção de responsabilidade |
Título próprio |
Adaptação-reinserção profissional dos adultos pouco escolarizados |
Primeira menção de responsabilidade |
coord. Luís Imaginário... [et al.] |
Outras menções de responsabilidade |
ed. lit. Observatório do Emprego e Formação Profissional |
210 ## - Publicação, Distribuição, etc. |
Lugar da edição, distribuição, etc. |
Lisboa |
Nome do editor, distribuidor, etc. |
Instituto do Emprego e Formação Profissional |
Data da publicação, distribuição, etc. |
1998 |
215 ## - Descrição física |
Indicação específica da natureza do documento e extensão da espécie |
227 p. |
Dimensões |
23 cm |
225 2# - Coleção |
Título próprio da coleção |
Estudos e Análises |
Indicação de volume |
4 |
330 ## - Sumário ou Resumo |
Texto da nota |
O Estudo compreende sete partes. Na primeira, explicita-se o objecto, anuncia-se os objectivos e especifica-se a metodologia seguida. Na segunda, discute-se o conseito de adulto pouco escolarizado e problematiza-se a adaptação/reinserção profissional, evidenciando as suas expressões predominantes nos adultos pouco escolarizados dos grupos etários 15-24, 25-39 e 40-64 anos (constituindo este último o foco principal do Estudo). Na terceira, contextualiza-se em termos políticos, sociais e económicos o problema dos adultos pouco escolarizados, que também se caracteriza em termos quantitativos e qualitativos. Na quarta, apresentam-se as respostas para o problema que já se encontram no terreno em Portugal - educação de adultos, promoção do emprego e da formação profissional e projectos integrados -, respostas que se analisam quanto à organização e funcionamento, aos participantes, aos resultados, às fragilidades e às potencialidades. Na quinta, começa-se por tipificar os problemas da adaptação/reinserção profissional dos adultos pouco escolarizados nos três grupos etários considerados; depois, evidenciam-se as "boas (e as más) práticas" de intervenção no sentido de contribuir para resolver o problema da adaptação/reinserção profissional dos adultos pouco escolarizados e no que respeita ao diagnóstico e planeamento, à divulgação e promoção, às estrtégias de formação, às parcerias, à proximidade dos serviços às populações e dinâmicas locais. ao acompanhamento personalizado das intervenções e à avaliação; por último, referem-se o balanço de competências, a andragogia e a educabilidade cognitiva como prática a incluir nas intervenções com vista à resolução do problema da adaptação/reinserção profissional dos adultos pouco escolarizados. Na sexta, sintetizam-se conclusões diferenciadas segundo os grupos etários 15-24, 25-39 e, em particular, 40-64 anos e, sobretudo, quanto a este, alerta-se para a precaridade das soluções que se centrem na "qualificação para o emprego". Na sétima, enfim, fazem-se recomendações gerais e recomendações específicas - para cada uma das respostas-tipo analisadas -, as quais são brevemente descritas e relacionadas com os problemas a que responderão e as instituições ou organizações que poderão promover ou concretizar a respectiva concretização. |
606 1# - Nome comum usado como assunto |
Palavra de ordem |
Educação de adultos |
606 1# - Nome comum usado como assunto |
Palavra de ordem |
Reinserção social |
606 1# - Nome comum usado como assunto |
Palavra de ordem |
Promoção do emprego |
606 1# - Nome comum usado como assunto |
Palavra de ordem |
Formação-emprego |
606 1# - Nome comum usado como assunto |
Palavra de ordem |
Níveis de qualificação |
606 1# - Nome comum usado como assunto |
Palavra de ordem |
Desemprego |
606 1# - Nome comum usado como assunto |
Palavra de ordem |
Formação profissional |
606 1# - Nome comum usado como assunto |
Palavra de ordem |
Escolaridade |
606 1# - Nome comum usado como assunto |
Palavra de ordem |
Condições económicas |
606 1# - Nome comum usado como assunto |
Palavra de ordem |
Aspetos políticos |
606 1# - Nome comum usado como assunto |
Palavra de ordem |
Investigação social |
606 1# - Nome comum usado como assunto |
Palavra de ordem |
Relatórios |
606 1# - Nome comum usado como assunto |
Palavra de ordem |
Reinserção profissional |
606 1# - Nome comum usado como assunto |
Palavra de ordem |
Adaptação dos trabalhadores |
606 1# - Nome comum usado como assunto |
Palavra de ordem |
Trabalhadores não qualificados |
606 1# - Nome comum usado como assunto |
Palavra de ordem |
Aspetos sociológicos |
606 1# - Nome comum usado como assunto |
Palavra de ordem |
Alfabetização |
606 1# - Nome comum usado como assunto |
Palavra de ordem |
Quadros |
606 1# - Nome comum usado como assunto |
Palavra de ordem |
Recomendações |
606 1# - Nome comum usado como assunto |
Palavra de ordem |
Portugal |
675 ## - Classificação Decimal Universal (CDU) |
Notação |
37.01 |
686 ## - Outras classificações numéricas |
Notação |
06.01 |
702 #1 - Nome de autor-pessoa física (responsabilidade secundária) |
Palavra de ordem |
Imaginário |
Outra parte do nome não tomada para palavra de ordem |
Luís |
712 02 - Nome de colectividade-autor (responsabilidade secundária) |
Palavra de ordem |
Observatório do Emprego e Formação Profissional |